Formação policial
Instituto de Ciências Polícias passa a instituição de ensino superior
Angop
Vice-presidente da República (centro) posa com cadetes do Instituto Superior de Ciência Policiais.
Luanda – O Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais (ISCPC) foi aberto hoje, quinta-feira, em Luanda, numa cerimónia orientada pelo vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
O vice-presidente da República descerrou a placa que marcou a passagem do Instituto Médio de Ciências Polícias a instituição de nível superior.
Na ocasião, Fernando da Piedade Dias dos Santos visitou as instalações da escola, destacando-se o centro de psicologia aplicada, os laboratórios de topografias e vídeos, de balística, informática forense, salas de aula e de professores.
Passou ainda pela biblioteca, centro de documentação e pelo centro médico, este último dotado de farmácia, laboratório, sistema de RX e capacidade para internar sete doentes.
Na ocasião, o vice-presidente declarou que a inauguração do instituto superior vai garantir a formação de uma polícia mais qualificada e melhor preparada, dotada de conhecimentos técnico-científicos para a manutenção da ordem e da segurança públicas, prevenindo e combatendo a criminalidade interna e transnacionais.
"A abertura do instituto deve contribuir para que tenhamos uma polícia mais moderna e mais profissional, com elevada formação integral, com valores como a disciplina, dedicação, justiça, isenção, responsabilidade e tolerância", asseverou.
Por seu turno, o comandante-geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, afirmou que a instituição surge da necessidade de garantir formação superior de polícias no país.
Falou também da necessidade de as forças policiais corresponderem aos desafios de uma corporação moderna e dinâmica, capaz de garantir a ordem e tranquilidade públicas, com recurso às tecnologias científicas de gestão sustentadas na ética profissional e nas normas de direito, nos diferentes contextos sociais e políticos.
O acto serviu também para proceder à abertura do primeiro ano lectivo da instituição, no caso 2012/2013, que será frequentado por 240 cadetes. O curso terá a duração de quatro anos
A cerimónia contou com a presença do ministro do Interior, Sebastião Martins, representantes de vários departamentos ministeriais, directores e assessores do Gabinete do vice-presidente da República, altas patentes e funcionários do MININT e da Comando Geral da Polícia Nacional.
Ao professor universitário Mário Pinto de Andrade coube a lição de sapiência com o tema “as Ciências policiais e os elementos das doutrinas policiais.”
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/politica/2012/2/13/Instituto-Ciencias-Policias-passa-instituicao-ensino-superior,f6efc798-a372-4914-9872-7dcefd82fcf1.html