O novo núcleo realizará a todos os tipos de procedimentos cautelares, entre eles os serviços necroscópicos, contará com consultório médico/sexologia, sala de autópsia, sala de digitação, recepção, sala de Recursos Humanos, sala para repouso dos médicos e auxiliares, copa, e sala de biopsicossocial.
O IML de Paraíso do Tocantins será chefiado pelo Auxiliar de autópsia, Sandra Cristina dos Santos Carvalho.
A solenidade de inauguração começou às 17hs00 com Execução do Hino Nacional e depois uma pregação do Pastor Aristóteles Pereira Marinho, que também é auxiliar de autópsia do IML, que abençoou as novas instalações.
A primeira pessoa a usar da palavra foi a Chefe do Núcleo, Sandra Cristina, seguida pelo Diretor do Instituto Médico Legal do Tocantins, Dr. Antonio Luiz de Deus, que se lembrou da necessidade de contratação de mais quatro médicos para esta unidade e a carência de móveis para a mesma. Na seqüência falaram o Prefeito Paulo Tavares (PR), o Deputado Osires Damaso, que disse ter conseguido colocar Emenda Parlamentar no valor de R$ 100.000,00 para equipar o IML.
O Promotor de Justiça, Dr. Glaydon José de Freitas, em sua fala homenageou a dupla, Lílian e Oziel, que desde a instalação da Polícia Técnica Científica em Paraíso do Tocantins eles estão à frente dos trabalhos, com dedicação. Disse que a instalação do IML soma para o Delegado, para o Promotor e para o Juiz, “pois nenhum crime prescinde de uma perícia, por isso esta obra não é uma obra do Governo, mas, um aparelho técnico na elucidação das causas de um crime ou de um fato que mereça provas concretas.” Reclamou dos anos e dos Governos que deixaram Paraíso do Tocantins a ser contemplado por último com uma unidade destas. Agradeceu, porém, o empenho das autoridades, como o Governo, deputados, Secretários e Prefeito. A este pediu asfalto na frente do IML para que as pessoas que ali trabalharão não levem da rua a lama ou pó para o ambiente de trabalho.
O Dr. Nelson Guimarães, superintendente de Polícia Técnico – Científico, para ler a Portaria de reconhecimento de alguns servidores lotados no IML de Paraíso do Tocantins.
O último a falar foi o Secretários Estadual de Segurança Pública do Tocantins, Dr. João Fonseca Coelho que começou falando da sua origem (da cidade de Pium-TO) e teceu rasgados elogios ao Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Alberto Geofre Wanderley Filho e a todos os Delegados desta Regional, cujo trabalho tem alcançado índice satisfatório no combate a criminalidade. Falou dos investimentos da Pasta e que o IML de Paraíso do Tocantins será contemplado com equipamentos modernos e também um “Rabecão”. O Secretário falou do empenho do Governo na modernização e fortalecimento da Pasta, com disciplina e hierarquia, que mesmo faltando recursos, sobram idéias. Agradeceu ao Deputado Damaso pela emenda parlamentar e finalizou dizendo que “Segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos”.
Em seguida foi descerrada a placa inaugural e todos conheceram as novas instalações do IML de Paraíso do Tocantins.
Outras autoridades presentes na solenidade: o Presidente da Câmara Virgílio Azevedo (PTB), os Vereadores Neivon Bezerra (DEM), Hilma Oliveira (PMDB), Lafaiete Lobo (PT), Promotor de Justiça, Dr. Lucídio Bandeira, Dr. Paulo Martins Reis, Coordenador Técnico do IML do Tocantins, Dr. Jeferson Pereira da Silva, Coordenador do Núcleo do Interior, Dr. Giuliano Brito Cunha, Chefe do Núcleo de Palmas. Dr. Jorge Guardiola, Secretário do CRM do Tocantins, Secretário do Município de Paraíso do Tocantins, Dr. Marcel augusto de Oliveira, Drfetor do Hospital Regional de Paraíso do Tocantins, Dra. Heloisa Helena Freire Godinho, Diretora da Academia de Polícia, Marisa Aparecida Alves Santos, Coordenadora da ACADEPOL, Luciano Fermaniam Barreto, Chefe do 6º Núcleo de Perícia Criminal, Belª. Suzana de Souza Cruz, Chefe do 30º Núcleo de Identificação Datiloscópica de Paraíso do Tocantins, Célio Ayres Costa, Chefe do Posto da PRF de Paraíso, Walace Barbosa de Souza, Chefe do Posto do SAMU, na cidade, Cap. Cleber Borges, Comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, Sub-Tenente Teles, representando o Comandante Cel. Jarbas Lustosa do 8º BPM, Antonio Carlos Lacerda Cabral, Presidente da ACIP, Ana Maria Gonçalves dos Santos, Presidente do Conselho Tutelar, Pastor Gean Carlos, da Casa Menina dos Olhos de Deus, Rita de Cássia Monteles Rêgo, Presidente da associação de Moradores do setor Jardim Paulista e Misma Gonçalves Ferreira da Associação de Moradores do Setor Pouso Alegre, o Delegado Regionbal Dr. Alberto Geofre Wanderley e os Delegados Dr. Hélio Humberto Espíndola Pires, Dr. Leão Lopes Júnior, Dr. José Antonio da Silva, Dr. Luciano Barbosa de Souza Cruz, Dra. Lorena Josephine P. L. P DE Cerqueira Oyama, Dr. Cassiano Oyama e a Presidente da AMAP, Associação de Mulheres Atuantes de Paraíso do Tocantins, Josefa Araújo.
Após o encerramento do evento a reportagem do SURGIU procurou o Secretário de Segurança Pública, Dr. João Fonseca Coelho para sugerir a ele a utilização do antigo Hospital Nossa Senhora de Fátima, pertencente ao Governo do Estado e que está fechado há meses, pela Secretaria de Segurança como centralização de várias Delegacias e departamentos atinentes ao órgão na cidade, até como maneira econômica para o Estado, no que foi recebida como boa sugestão e que ele iria verificar o local a partir da próxima terça-feira, 20.