Pré-evento IV Simpósio Forense25 de outubro de 2012
Inscreva-seData
25 de outubro de 2012Local
Casa do Advogado. Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215. Jd. São Luiz. Ribeirão Preto - SPPúblico Alvo
Alunos, docentes e profissionais das áreas de Biologia, Biomedicina, Medicina, Direito, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Química, Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental, Engenharia, Psicologia, Serviço Social, Física, Medicina Veterinária, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Policiais e Peritos criminais, Pesquisadores forenses e demais área que tenham interesse no tema, inclusive alunos de cursos técnicos.Investimento
participante. Formas de pagamento: boleto bancário ou
cartão de crédito via PagSeguro, parcelado em até 12X
de acordo com o valor final da inscrição.
Programação
Obs:5% de desconto na inscrição - Advogados e estagiários inscritos na 12ª Subseção de Ribeirão Preto - OABSP
25% de desconto na inscrição - Alunos e ex-alunos de pós-graduação do IPEBJ
20% de desconto na inscrição - Grupo Unesp de Assis
20% de desconto na inscrição - Participantes do 3º Enqfor 2012
20% de desconto na inscrição - Participantes do Congressos Genival Veloso de França 2012
Graduandos e Pós-Graduandos devem enviar comprovante de matrícula comprovando sua condição de estudante para ipebj@ipebj.com.br até o dia 20/10/2012.
PROGRAMAÇÃO
09h às 18h30
Escolha um dos cursos:
13h às 14h20
Intervalo para almoço
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO:
"SERIAL KILLERS: OS GRANDES CRIMES DO BRASIL"
Curso 1:
CRIMINALÍSTICA: ANÁLISE E COLETAS DE MATERIAL EM LOCAIS DE CRIME. TEORIA E PRÁTICA
Serão apresentada as áreas de atuação da criminalística, principalmente no Estado de São Paulo, isto por se mostrar a estrutura mais abrangente e através deste formato expor como se pode e como é feito o atendimento de locais de crimes (procedimentos e casuísticas) e sua interação com as análises laboratoriais (procedimentos e casuísticas). Dar ao aluno uma visão geral da Criminalística e seus métodos, demonstrando a vinculação entre a ciência e o local de crime.
Dr. Adilson Pereira
Perito Criminal há 14 anos - Físico – 14 anos em atendimento de local de crime –5 anos como Assistente Técnico da Diretoria do Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo – 5 anos como Diretor do Núcleo de Física, do CEAP, do Instituto de Criminalística – de janeiro/2010 a janeiro de 2011 - Diretor do Centro De Exames, Análises e Pesquisa (Diretor dos núcleos laboratoriais do Instituto de Criminalística). Atualmente Diretor do Instituto de Criminalística de São Paulo, IC. Professor da Academia de Polícia de São Paulo nas seguintes áreas: Balística Forense, Física Forense (laboratório e cálculo), Acidentes de Trânsito, Microscopia Eletrônica de Varredura, Levantamento Técnico e Coleta de Vestígios em Locais de Crime, Noções de Explosivos e Criminalística (teoria e prática). Professor do curso de pós-graduação em perícias criminais do Complexo Jurídico Damásio de Jesus, nas disciplinas: “Física Forense – Análises Laboratoriais e de Campo” e “Análises e Coleta de Manchas e Impressões em Locais de Crimes”. Professor do curso de pós-graduação no Centro de Estudos Avançados e Treinamento - Faculdade INESP – disciplina - Visão Pericial da Direção Defensiva . Especialista em Investigação Técnico-Científico da Cena de Crime – Crime Scene Investigation – e de Homicídio - Lake Tecnical Center – Institute of Public Safety, Florida, USA.
Dr. Fernando César Crnkovic
Bacharel em Química (Opção Tecnológica) pelo Instituto de Física e Química de São Carlos / USP. Mestre e Doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos / USP. Perito Criminal Oficial, formado pela Academia de Polícia de São Paulo, atua no Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo há 9 anos . Atualmente Chefe da Equipe dos peritos(Equipe de Perícias Criminalísticas de São Carlos). Nos últimos anos tem participado de fóruns, encontros e cursos relacionados com atividades forenses e tem ministrado palestras sobre perícia criminal em diversas unidades universitárias.
Ten. Cel. Fernando Paluan
Graduação de Bacharel em Ciências Militares, pela Academia Militar das Agulhas Negras ; AMAN;
Pós-Graduação Stricto Sensu com o Grau de Mestre em Operações Militares; Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro;
Especialista em Observação Aérea, Escola de Instrução Especializada, Rio de Janeiro;
Curso de Procedimentos de Inteligência Aplicados à Área Militar, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Recursos Humanos, Subsecretaria de Inteligência, Presidência da República, Brasília-DF;
Curso de Combate com Facas, Instituto de Tática Defensiva, ISIS;
Curso de Tiro Tático nível I e II, “Gun Sight”;
Segurança de Autoridades e Proteção VIP, nível I e II, “Gun Sight”;
Sniper Militar, “Gun Sight”;
Ações Táticas Especiais, “Gun Sight”;
Curso de Resgate, Polícia Militar-Corpo de Bombeiros, Jundiaí;
[CEMEL], há três anos ministra instrução aos alunos do 4 ano de medicina sobre armas de fogo, poder de parada e efeito de tiros no corpo humano, principalmente com armas de guerra.
Dra. Margaret Mitiko Inada Pereira
Biomédica com Especialização nível Pós-graduação em Biologia Molecular aplicada às área humana, animal e vegetal. Perito Criminal desde 1988, Sendo que exerceu a função como perito de campo na cidade de Itanhaém e da equipe centro da capital. Em 2001 passou a fazer parte da equipe de peritos do laboratório de DNa do Núcleo de Biologia e Bioquímica, realizando especificamente confronto de DNA genômico para pesquisa de ocorrência de vínculo genético na área criminal. Fez parte do grupo de trabalho para padronização de procedimento referente a casos de violência sexual e atuou no caso so acidente do "Airbus da Tam".
Curso 2:
PROFILING CRIMINAL. CRIMINOLOGIA, VITIMOLOGIA E CIÊNCIAS FORENSES.
O profiling consiste num processo de análise criminal que associa as competências do investigador criminal e do especialista em comportamento humano. O curso falará de análise de cena de crime, de modus operandi, da assinatura do delinquente, o perfil geográfico, a vitimologia, as novas técnicas utilizadas pela Psicologia investigatica, entre outros temas.
A "ARTE " DE TRAÇAR PERFILCRIMINAL. TÉCNICAS UTILIZADAS PELO FBI, PELA CRIMINOLOGIA E PELA PSICOLOGIA INVESTIGATIVA
Técnicas da Criminologia. Técnicas da Psicologia Investigativa. Técnicas do FBI. Análise da Cena do Crime e do Perfil dos Criminosos. Offender Profilling, Geografia do Crime, Técnicas de Entrevistas com Testemunhas, Vítimas e Suspeitos.
Drª. Aline Lobato Costa
Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba(1993). Especialização em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual da Paraíba(1994), Mestrado em Investigative Psychology pela The University Of Liverpool(1998), Doutorado em Investigative Psychology pela The University Of Liverpool(2003). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual da Paraíba. É a atual presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ. Ministra cursos sobre a Psicologia Investigativa, Análise da Cena do Crime e o Perfil dos Criminosos em vários estados brasileiros, para a Polícia Civil, Polícia Militar e Federal, universidades nos cursos de Direito e Psicologia, Escolas de Magistratura e foruns, em vários estados do Brasil. Faz e orienta pesquisas em áreas como: Comportamento Criminal, Perícia, Segurança Pública, Direito Penal, Psicologia Investigativa, pesquisas estas apresentadas em eventos no Brasil e nos países europeus. Atua principalmente nos seguintes temas: Comportamento Criminal, Atividade Criminal, Perfil dos Criminosos, Análise da Cena do Crime, Geografia do Crime, Técnicas de Entrevistas com Testemunhas, Vítimas e Suspeitos.
MENTES CRIMINOSAS: O QUE PENSAM E COMO AGEM OS CRIMINOSOS. O DIAGNÓSTICO DA ANORMALIDADE E A ELABORAÇÃO DE LAUDOS DE SANIDADE MENTAL.,
Dr. Antonio José Eça
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC (1974), especialização em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria, e Mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (1998). Atualmente é diretor médico do CAS - Centro de Atualização em Saúde, professor de cursos de pós graduação em Psicopatologia Forense e Medicina Legal, e tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria Forense e Psicoterapia.
http://www.ipebj.com.br/eventosDetalhes.php?codev=2