Na Psicologia, alguns destes países estabeleceram parcerias durante um acordo de cooperação firmado em abril deste ano, entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Ordem dos Psicólogos de Portugal, a Ordem dos Psicólogos de Angola e as associações de Psicologia Cabo Verde e Moçambique.
Agora, representantes dessas nações se preparam para apresentar trabalhos pela primeira vez na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, em São Paulo. O evento contará com um espaço especial para os países de língua portuguesa – uma praça temática fixa onde os trabalhos aprovados ficarão expostos durante os três dias, em uma praça chamada Psi-PLP.
Segundo a presidente da Associação dos Psicólogos de Cabo Verde, Zaida Freitas, as ilhas de Santiago, São Vicente e Santo Antão, juntas, deverão levar 21 trabalhos ao evento. Os trabalhos tratam, essencialmente, de duas áreas: clínica e educacional.
Sobre a área clínica, Zaida destacou os de intervenção individual e em grupo, avaliação em psicologia forense, integração de doentes psicóticos, psicoterapia de grupo e ajuda mútua. “O trabalho de psicoterapia com grupo de alcoolistas foi um dos que mais me chamou atenção pelos ganhos alcançados”, revelou.
No campo da educação, a psicóloga ressaltou as ações envolvendo grupo escola de pais, projeto de filosofia para crianças, intervenção com crianças com necessidades educativas especiais e organização de feira de orientação profissional.
Para Zaida Freitas, a participação do país na 2ª Mostra é uma oportunidade singular para troca de experiências e aprendizagem com atividades de colegas de outras nacionalidades. “A Psicologia em Cabo Verde ainda é muito emergente, qualquer oportunidade de partilha será, para nós, uma grande possibilidade de crescimento e de incentivo para explorar outros campos de atuação”, afirma.
Portugal
"Encontros (In)Seguros" será um dos trabalhos lusitanos a serem apresentados na Mostra. A iniciativa do Programa AIDS da Coordenação Nacional para a Infecção HIV/AIDS, do Ministério da Saúde, em Portugal, é desenvolvida nas zonas de Lisboa conhecidas como pontos de paragem dos trabalhadores sexuais masculinos.O objetivo é desenvolver um estudo realista e atual sobre esse público, de modo a adaptar novos programas de prevenção do HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, promovendo atividades que aumentem a integração de novos conhecimentos e competências.
Conforme a psicóloga Natália Barros, que irá apresentar a iniciativa na Mostra, os resultados apontam que o trabalho tem gerado otimismo e auto-eficácia no uso do preservativo nos trabalhadores sexuais.
A violência contra a mulher e a criança constitui motivo de preocupação a nível mundial. Representa um problema de saúde pública e de violação de direitos humanos na ÁfricaSubSahariana, onde tem sido associada a alguns factores socioculturais.
Moçambique
A situação sobre a violência e abuso sexual contra crianças em Moçambique será tema do trabalho apresentado pela psicóloga Mariana Muzzi. O objetivo é identificar pontos fortes e fracos nas intervenções, com uma perspectiva de ajudar a fortalecer os serviços de atenção a essas pessoas, reforçando a cooperação e o atendimento integrado à vítima.O estudo de Muzzi, com dados dos Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU), constatou que existem programas com grande potencial no atendimento às crianças vítimas de violência e abuso sexual. No entanto, segundo ela, precisam de alguma especialização e uma monitoria dos níveis de cumprimento dos protocolos de atendimento as vítimas.
Quanto ao atendimento multidisciplinar, o trabalho apontou uma estreita coordenação por meio do gabinete de atendimento à mulher e à criança vítima de violência. O desafio da iniciativa é conseguir trabalhar ao nível da coordenação multissetorial, descrevendo claramente as responsabilidades de cada instituição.
Corra, ainda há tempo!
E você, já se garantiu sua participação na Mostra? As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas na nossa página de inscrição. Em caso de dúvidas, entre em contato com um dos profissionais credenciados:- Dr.ª Zaida Alice Almeida de Morais de Freitas - Presidente da Associação dos Psicólogos de Cabo Verde - zaidafrei@gmail.com
- Dr. Telmo Mourinho Baptista - Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses - secretariado@ordemdospsicologos.pt
- Dr. Bóia Efraime Junior - Presidente da Associação dos Psicólogos de Moçambique - boia3@yahoo.com
- Dr. Carlinhos Zassala - Bastonário da Ordem dos Psicólogos de Angola - c.zassala@yahoo.com.br
http://mostra.cfp.org.br/paises-de-lingua-portuguesa-se-preparam-para-a-2a-mostra/