A ciência forense
Palestrantes de todas as unidades federativas do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Índia e Espanha estarão ministrando temas de interesse jurídico e pericial. Sendo o Ceará um dos estados sede da Copa do Mundo, importantes temas serão explorados, como o de Identificação em Acidente de Massa (debates sobre experiências nos acidentes TAM-305; AF 447; Região Serrana do Rio de Janeiro; Angra dos Reis e outros). O seguro acidente DPVAT terá palestra envolvendo perícia e legislação.
Temas que merecem atenção na política de segurança, como de perícias em homicídios, preservação do local de crime, maus tratos e abuso sexual em crianças e adolescentes, perícia na violência doméstica contra a mulher, crimes sexuais e as inovações da Lei Penal, narcotráfico internacional de pasta de cocaína, identificação em desastre de massa e outras 116 palestras terão atenção no referido Congresso.
Assim, a Perícia Técnico Científica do Ceará, que já teve as instalações físicas totalmente reformadas e transformadas em qualidade de excelência, e que tem em andamento o concurso público na Academia Estadual de Segurança Pública, terá no Congresso o salto científico e, porque não dizer, também na ética profissional, já que abriga o Congresso Brasileiro de Direito Médico.
Será uma importante oportunidade para o debate aprofundado de assuntos palpitantes do mundo das ciências forenses.
Temas que, mesmo sem perceber, fazem parte das vidas de todos nós.
Perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1176923