Workshop em Brasília discute perícia criminal com juízes federais
27/08/2012
Brasília/DF – Começou na manhã desta segunda-feira, 27/8, no auditório do Instituto Nacional de Criminalística (INC), o workshop “O Conselho Nacional de Justiça e a Perícia Criminal Federal – O aproveitamento da Prova Material”, uma parceria inédita entre o Poder Judiciário e a Polícia Federal.
O evento é organizado pelo CNJ e objetiva dar mais efetividade às provas periciais utilizados nos processos criminais. Juízes federais de todas as partes do País terão a oportunidade de conhecer nos dois dias do encontro a dinâmica de produção dos laudos periciais produzidos pelos peritos criminais da PF, discutindo aspectos científicos e legais, além do aproveitamento das provas produzidas nos processos penais.
Na solenidade de abertura, realizada nesta segunda, estiveram presentes o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o Conselheiro Jorge Hélio e o Diretor Geral da Polícia Federal, delegado Leandro Daiello. Dando início às apresentações, Gilmar Mendes falou sobre o “Sistema probatório e o devido processo legal na jurisprudência do STF”.
Em sua apresentação, Mendes ressaltou os vários aspectos legais que envolvem a matéria, especialmente casos de possível decretação de nulidade do processo.
Amanhã, a Corregedora Eliana Calmon encerrará o workshop, que contará também com a presença do Corregedor Geral da PF, delegado Cláudio Gomes.