Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Biomedicina e Perícia Criminal

Biomedicina e Perícia Criminal

Perícia
O QUE É?
PERITO CRIMINAL é o policial a serviço da justiça, especializado em encontrar ou proporcionar a chamada prova técnica ou prova pericial, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos. As atividades periciais são classificadas como de grande complexidade, em razão da responsabilidade e formação especializada revestidas no cargo.
O Perito Criminal estuda o corpo (ou objeto envolvido no delito), refaz o mecanismo do crime (para saber o que ocorreu), examina o local onde ocorreu o delito e efetua exames laboratoriais, entre outras coisas.
INGRESSO
O cargo de Perito Criminal ou Criminalístico (podendo ser estadual ou federal) exige formação de nível superior em qualquer área do conhecimento, sendo que algumas Polícias exigem formação específica, como por exemplo, Biologia, Farmácia, Química, Biomedicina, Engenharias, Física, Matemática, dentre outras. Já o cargo de Perito Legista geralmente subdivide-se em Perito Médico-Legista (cargo privativo de médico) e Perito Odonto-Legista (cargo privativo de dentista). Os Peritos Criminais geralmente trabalham em locais de crime e nos Institutos de Criminalística, enquanto os Legistas geralmente trabalham nos Institutos Médicos Legais (IMLs).
“A perícia criminal encontra-se atualmente em processo de expansão no Brasil, com início de valorização por parte das autoridades, mas em curso demasiadamente lento, o que faz com que o Perito Criminal ainda seja visto através de uma fachada de filmes de Hollywood, o que não se aplica à realidade brasileira.”
alt
GENÉTICA E BIOLOGIA FORENSE
A genética e biologia forense é uma das áreas da ciência forense, que utiliza os conhecimentos e as técnicas de genética e de biologia molecular, para apoiar e auxiliar a justiça, a desvendar casos sob investigação policial e/ou do Ministério Público. Esta área é também conhecida com DNA Forense.
PARA QUE SERVE?
Esta área do saber é muito importante para ajudar a desvendar casos que, de outro modo, jamais seriam resolvidos.
No caso de um homicídio, por exemplo, equipes de especialistas deslocam-se ao local do crime, recolhem vestígios considerados importantes, como fragmentos de pele do agressor, pêlos, cabelos, manchas de sangue, entre outros, protegendo tudo o que possa ser passível de destruição.
Os Biomédicos limitam-se a analisar fatos, com base nos conhecimentos e rigor científico, e a elaborar relatórios para apreciação dos tribunais, que decidirão depois de confrontados outros meios de prova.
alt
Ao serviço de genética e biologia forense compete-lhe a realização de perícias e exames laboratoriais de:
• Hematologia forense;
• Vestígios orgânicos como manchas de sangue encontradas nos locais dos crimes, de sêmen deixado nas vítimas de crimes de natureza sexual, de pêlos ou cabelos suspeitos de pertencerem a criminosos);
• Identificação biológica de parentesco (identificação de paternidade ou maternidade, entre outros);
• Identificação genética individual (identificação de um corpo ou fragmentos de um corpo);
VANTAGENS DA ANÁLISE FORENSE POR DNA
- Pode ser feita em qualquer fonte de material biológico.
- Sensibilidade do exame;
- Estabilidade perante aos fatores ambientais devido à robustez da molécula de DNA e à sua resistência a ácidos e bases;
- Possibilidade de separar o DNA de uma célula espermática de qualquer outro DNA celular, o que acontece nos casos de violação onde há presença de sémen e outros líquidos corporais.


http://www.biomedicinapadrao.com/2010/01/biomedicina-e-pericia-criminal.html

quarta-feira, 29 de junho de 2011

ACONTECE NO CEARA

29.06.2011

Polícia civil e peritos cruzam os braços em julho



Dois setores da Secretaria da Segurança Pública do Ceará declararam greve durante assembleias com servidores. Policiais Civis devem parar as atividades no próximo dia 2. Já os peritos criminais marcaram para dia 4
A greve de dois setores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) está declarada. O movimento foi decidido na 2a.feira (27/06) durante assembleias realizadas com os servidores.
As paralisações já têm datas marcadas para iniciar. Os cerca de 2.500 policiais civis (inspetores e escrivães) devem parar as atividades no dia 2, com a “Caminhada da Insatisfação”. O movimento não inclui os delegados.
 A concentração dos manifestantes está prevista para às 8 horas, em frente à Reitoria da UFC, na avenida da Universidade, com a finalização na Praça do Ferreira, no Centro.
O ato vai reunir Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará, em uma assembleia unificada. Na ocasião, segundo o presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Ceará (Aspramece), subtenente Pedro Queiroz, está previsto para acontecer o movimento “Tolerância Zero” dos policiais militares do Ceará.
Segundo Pedro Queiroz, durante o dia, os PMs devem superlotar as delegacias com qualquer tipo de ocorrência, como já ocorreu em 2010.
Peritos
Já a greve dos peritos cearenses está marcada para segunda-feira, 4 de julho. O sindicato garante que, pelo menos 30% do efetivo vai trabalhar durante a paralisação. Serviços como necrópsia, perícia criminal e emissão de documentos serão prejudicados. 
“O que peço para sociedade é que entenda as nossas reivindicações. Temos o menor salário do Paísafirma João Batista Silva, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (Mova-se).
 A decisão foi tomada em assembleia da categoria, realizada na manhã de ontem na sede Instituto de Identificação (Benfica). A greve não tem prazo para acabar. Segundo o sindicato, há dois anos a categoria negocia com o governo, mas as demandas ainda não foram atendidas.
http://www.direitoce.com.br/noticias/50135/.html

terça-feira, 28 de junho de 2011

ACONTECE NO TOCANTINS

Polícia Técnica-Científica de Paraíso do Tocantins tem novo chefe
O perito criminal Luciano Barreto assume o 6º Núcleo de Perícias Criminais
Data: 27/06/2011 ás 19:09:07
Postador: Surgiu Redação
Foto: Luciano
Fonte: Thiago Viana
No último dia 20, o governador do estado, Siqueira Campos, designou o perito criminal Luciano Fermanian Barreto para ser o chefe do 6ª Núcleo de Perícias Criminais de Paraíso do Tocantins.

Na Perícia Criminal, como é mais conhecida a Polícia Técnica-Científica, Luciano assume no lugar do experiente perito Oziel Lacerda, que fez um grande trabalho de estruturação e profissionalismo para o trabalho criminalístico.

Ao assumir, Luciano se compromete a dar continuidade ao trabalho sério, isento e imparcial da Polícia Científica de Paraíso.

O Núcleo de Paraíso atende uma região que comporta quinze cidades.

http://surgiu.com.br/noticia/15345/policia-tecnica-cientifica-de-paraiso-do-tocantins-tem-novo-chefe.html

Peritos da PF definem estratégia para investigar invasões de sites do governo


Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
27/06/2011 | 13h29 | INC



Peritos criminais da Polícia Federal estão reunidos no Instituto Nacional de Criminalística (INC) para definir a forma como será conduzida a investigação sobre os ataques de hackers a sites e instituições ligadas ao governo federal. A Polícia Federal foi acionada na última quarta-feira (22) para entrar no caso. A parte técnico-científica da investigação está a cargo do Serviço de Perícias de Informática da Polícia Federal (Sepinf) do INC.
“Ao longo da reunião devem ser definidos o quantitativo de peritos que se dedicarão ao caso, bem como a forma como o trabalho será conduzido”, disse hoje (27) o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Hélio Buchmuller, à Agência Brasil. “Em um primeiro momento, os colegas do Sepinf fizeram um levantamento das informações obtidas. Em seguida, eles vão analisar os ambientes invadidos para ver o que havia nesses locais, e só então quais são as medidas mais efetivas para o caso”, acrescentou o perito.
Além de buscar identificar a autoria dos ataques, a PF pretende apontar as falhas apresentadas nos sistemas invadidos. Essas conclusões serão encaminhadas à área de segurança de cada órgão.
“Na conversa que tive com os colegas da área, fui informado que ainda não dá para avaliar o grau de dificuldade dessa investigação. Isso só será possível na medida em que elementos mais concretos sejam obtidos, o que deve acontecer nos próximos dias”, adiantou o presidente da APCF
Segundo ele, muitos dos dados supostamente confidenciais, cuja divulgação foi atribuída aos ataques recentes, não foram necessariamente obtidas em decorrência do ataque.
“Aparentemente, muitas das informações divulgadas pela mídia sequer são informações confidenciais e podem ser obtidas por outros caminhos ou outras fontes”, disse Buchmuller, referindo-se a alguns dos dados pessoais de políticos, divulgados após o ataque. “Dá para você obter essas informações em sites como o do Tribunal Superior Eleitoral”.
De acordo com o perito, o fato de o Brasil estar conquistando uma posição de destaque no cenário mundial ainda não alterou o perfil dos crimes cibernéticos investigados pela PF. “Até o momento, não temos nenhuma novidade prática sobre isso”, informou Buchmuller.
Da Agência Brasil

ACONTECE NO CEARA - PEFOCE

O que querem os peritos:
1 – Equiparação salarial à média dos estados brasileiros. Atualmente os peritos cearenses ganham menos que a média do Nordeste.
2 – Redução das distorções salariais. Por terem acentuadas diferenças salariais em três categorias de peritos que exercem funções equivalentes. “O laudo pericial é a soma do trabalho do perito legista, perito criminal e perito criminal auxiliar, portanto os três devem ter o mesmo peso e o mesmo salário. É assim em todo o país menos no Ceará. Aqui, cada uma dessas três categorias de peritos têm vencimentos diferenciados”, denuncia o coordenador do MOVA-SE, João Batista Silva.
3 – Condições dignas de trabalho (principalmente no SVO onde a pericia forense vem funcionando precariamente desde que o IML foi desativado)

http://www.cnews.com.br/?p=99360

Perícia criminal mais eficiente no Espírito Santo

Tecnologia deixará perícia criminal mais eficiente no Espírito Santo

Investimento Federal é de R$ 77,5 mil. A grande novidade é o kit de luz forense com filtros apropriados para detectar material orgânico

27/06/2011 - 19h07 -
http://gazetadonorte.com/?p=7778
foto: Paulo Rogério
Novos equipamentos para Perícia da Polícia Civil
Novos equipamento facilitará a identificação de marcas de sangue, sêmen, gordura e qualquer outro tipo de vestígio orgânico


A utilização de novos equipamentos para perícia em locais de crimes vai agilizar em 70% o trabalho de investigação de policiais civis do Espírito Santo. Essa informação é do chefe do Departamento de Criminalística, Carlos Léo Malhame. O valor do investimento federal é de R$ 77,5 mil.

A grande novidade é o kit de luz forense. Ao todo são oito lanternas para cada equipe e cada uma delas com um tipo de filtro apropriado. Esse equipamento facilitará ao máximo a identificação de marcas de sangue, sêmen, gordura e qualquer outro tipo de vestígio orgânico, de acordo com o chefe da Criminalística.

"Nós temos agora um jogo de luz que vai facilitar, em muito, a procura desses materiais orgânicos, dependendo do tipo de crime, principalmente nos casos em que os criminosos fizerem uma limpeza no local, no intuito de driblar o trabalho de investigação", afirmou.

Materiais para coleta de evidências, reagente para drogas, kit de proteção individual (com máscaras), aparelho de GPS, netbook, trena eletrônica a laser e outros materiais, além do kit de luz forense, foram disponibilizados pela da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Ministério da Justiça.

Todo esse material está contido em cada uma das cinco maletas encaminhadas à Polícia Civil capixaba. Duas maletas ficam na Grande Vitória, as demais serão distribuídas nas Regiões Noroeste, Norte e Sul do Estado. Segundo Malhame, a quantidade de maletas contempla as necessidades das equipes que estiverem de plantão. 

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Região Sul ganha novo laboratório de balística

27/06/2011 15h08

O 3º Núcleo de Perícias Criminais de Gurupi recebeu um microcomparador - microscópio de balística - capaz de tornar mais ágil o trabalho dos peritos para a solução de crimes. De acordo com o Perito Criminal, Leonardo Ribas, o novo equipamento é fundamental porque torna mais preciso e ágil o trabalho da Perícia. Antes de adquirir o microscópio, os procedimentos eram enviados a Palmas, entravam na fila de prioridades podendo levar até 30 dias para que os resultados fossem obtidos.

De acordo com o perito, a maior rapidez nos trabalhos ficou comprovada ao colaborar para a solução, em pouco tempo, de um homicídio ocorrido em Formoso do Araguaia.

Na madrugada do dia 29 de maio, em Formoso do Araguaia, Eusivaldo Ribeiro Borges morreu vítima de homicídio provocado por disparo de arma de fogo. Após investigações, a equipe chefiada pela delegada de polícia Áurea Batista Ferreira prendeu o acusado do crime com uma arma de fogo calibre .22 .

O Perito Criminal, Maércio Borges fez a perícia do local, levantado dados e coletando evidências. Após os exames necroscópicos, o legista Jorge Yoshida, coletou um projétil de arma de fogo do cadáver da vítima.

De posse da arma e do projétil, o recém criado Laboratório de Balística procedeu exames de eficiência e confronto balístico e segundo o Perito responsável pelo laudo, Leonardo Ribas, os exames foram positivos e a conclusão é de que a arma apreendida com o acusado, foi a mesma usada no crime.
http://www.jornalstylo.com.br/noticia.php?l=90e164467522c2b37734ef99772b37d2

CURSO DE INFECTOLOGIA EM UBERABA NA UFTM - INSCRIÇÕES

Medicina Tropical e Infectologia abre seleção


As inscrições serão realizadas no período de 4 a 22 de julho.
Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Infectologia abre inscrição, de 4 a 22 de julho, para o processo de seleção nas duas nas áreas de concentração.
São oferecidas 24 vagas, sendo quatro para mestrado e três para doutorado na Clínica de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Na área de Parasitologia e Imunologia Aplicadas são oito vagas para o mestrado e nove para o doutorado.

Edital define que as inscrições serão realizadas das 9h às 11h e das 13h às 16h, na secretaria do Programa, na avenida Getúlio Guaritá, 130, Bairro Abadia. O telefone para contato é 34 3318-5294 ou 3318-5254.

Seleção
A seleção dos candidatos será realizada no período de 1º a 5 de agosto, a partir das 9h. A nota final será obtida em três avaliações específicas: exame de currículo, prova escrita e entrevista.

A divulgação dos resultados está marcada para 8 de agosto e a matrícula no dia 9 de agosto, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na secretaria do Programa. As atividades iniciarão no dia 10 de agosto.
Documentação, pré-requisitos, critérios da seleção constam do Edital.
Implantado em 1998, com iníco do doutorado em 2001, o Programa que era conceito 4 em 2007, recebeu conceito 5 na última Avaliação Trienal da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
http://www.uftm.edu.br/noticias/ler/codigo/4400

CURSO DE QUIMICA POR PERITO CRIMINAL EM GOIANIA

CURSO INTENSIVO DE QUÍMICA PARA PERITO CRIMINAL DA POLÍCIA FEDERAL E DA POLÍCIA CIVIL DO DF Docente: André Luiz Martini. Formado em Química pela UFG, Perito Criminal da Polícia Científica de Goiás e professor de Química para Concursos Públicos.  Público Alvo
Graduados ou que estejam no último ano (ou período) nas seguintes áreas de curso superior: Engenharia Química, Química, Química Industrial e Farmácia. Objetivo do Curso Este curso possui conteúdo programático que possibilita ao candidato uma revisão geral de todo o conteúdo de química para o cargo de Perito Criminal da PF, com o intuito de que haja aprofundamento de estudos para quem almeja o referido concurso.   Início (Previsão) Agosto de 2011.   Término (Previsão) Março de 2012. Horários e Turno A definir Diferenciais Curso específico com a maior carga horária (180h). Todo o curso será ministrado por um químico e perito criminal. Garantia do cumprimento de todo o conteúdo programático (tendo como referência o edital de 2004) de química para as áreas referidas. Módulos Docente Carga horária Quantidade de aulas Química Inorgânica André Martini 30h 10 Química Orgânica André Martini 60h 20 Físico-Química André Martini 30h 10 Química Analítica André Martini 60h 20 Total: 180h Total: 60  MÓDULO 1 (Polícia Federal e Polícia Civil do DF) QUÍMICA INORGÂNICA Carga horária Quantidade de aulas 30h 10  Início (Previsão): 08/08/2011. Término (Previsão): 10/09/2011. Conteúdo programático: ligação química e estrutura molecular, ácidos e bases, química de ânions, tabela periódica e química dos elementos, química de coordenação. Horários: a definir. Valor: 270,00 reais. MÓDULO 2 (Polícia Federal e Polícia Civil do DF) QUÍMICA ORGÂNICA Carga horária Quantidade de aulas 60h 20 Início (Previsão): 12/09/2011.Término(Previsão): 19/11/2011. Conteúdo programático: química orgânica fundamental, ligação química e estrutura molecular em moléculas orgânicas, grupos funcionais, propriedades físicas dos compostos orgânicos, estereoquímica, propriedades químicas dos compostos orgânicos, estudos dos grupos funcionais e reações dos compostos orgânicos e seus mecanismos. Horários: a definir. Valor: 540,00 reais. MÓDULO 3 (Polícia Federal) FÍSICO-QUÍMICA Carga horária Quantidade de aulas 30h 10 Início (Previsão): 21/11/2011. Término(Previsão): 23/12/2011. Conteúdo programático: termodinâmica química, equilíbrio e cinética química, leis empíricas e mecanismos, propriedade dos gases. Horários: a definir. Valor: 270,00 reais. MÓDULO 4 (Polícia Federal e Polícia Civil do DF) QUÍMICA ANALÍTICA Carga horária Quantidade de aulas 60h 20 Início (Previsão): 09/01/2012. Término (Previsão): 17/03/2012. Conteúdo programático: química analítica qualitativa, química analítica quantitativa, análise gravimétrica, análise volumétrica, análise estatística de dados, métodos espectrográficos de análise, técnicas espectroscópicas (absorção molecular na região do infravermelho, visível e ultravioleta, absorção atômica, emissão atômica), métodos cromatográficos (cromatografia em camada delgada, cromatografia em fase gasosa, cromatografia líquida de alta performance), espectrometria de massas. Horários: a definir. Valor: 540,00 reais.
http://www.kaizenensino.com.br/?pag=curso&id=41

PARAIBA E OS DESAFIOS DO PERITO CRIMINAL

Cotidiano
Edição de domingo, 26 de junho de 2011 
O papel e os desafios do perito criminal



Cabe ao perito criminal localizar provas, comprová-las através de exames laboratoriais, documentá-las no laudo pericial e analisar todas as informações das quais dispõe para reconstituir a cena do crime. "Nosso trabalho consiste em reunir provas para desvendar os autores do crime e identificar como ele agiu, que armas utilizou. Desde que chegamos à cena do crime começamos a tentar desvendar cada passo que o criminoso deu", explicou o perito Rener Carvalho, que coordena a Gerência de Criminalística do IPC.


Laboratórios da Paraíba atendem demanda de outros estados como Rio Grande do Norte e Alagoas. Foto: Ovídio Carvalho/ON/D.A. Press
Apesar de todo a tecnologia utilizada pelos peritos criminais na Paraíba, um dos principais entraves para o trabalho desenvolvido pelos profissionais do Instituto de Polícia Científica é a violação da cena do crime. Para Rener Carvalho, a interferência de pessoas curiosas prejudica o trabalho da polícia científica, no momento em que destroem elementos que poderiam servir para a análise da cena criminal. "É um problema cultural, que precisa ser mudado. Qualquer elemento identificado no local onde um homicídio aconteceu pode servir como indício de prova e, no momento em que curiosos e a própria imprensa invadem a cena do crime, pode haver alterações nos resultados das análises realizadas pelos peritos. Jogar ou retirar objetos no local e tocar no corpo da vítima são atitudes que dificultam o nosso trabalho", explica o perito.

Destaque

A Paraíba é um dos três estados nordestinos que possuem laboratório de DNA forense para auxiliar o trabalho desenvolvido pela polícia científica. Com uma equipe formada por oito peritos especializados em biologia molecular, genética ou ciências biológicas, o laboratório montado na Gerência Executiva de Laboratório Forense atende, além dos exames solicitados pela Polícia Civil da Paraíba, a demanda de estados vizinhos, como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas, e até de estados mais distantes, como Roraima e Pará.

De acordo com a perita Ana Carolina Bernardi, 32, o Laboratório de DNA do IPC realiza exames de confronto genético a partir de amostrascoletadas de suspeitos e nos locais de crime, como manchas de sangue, sêmen encontrado no corpo das vítimas de violência sexual, fragmentos de pele, pêlos ou cabelos. "Os exames de DNA são realizados em casos de crimes sexuais, identificação de cadáver, homicídios ou nos casos de crimes contra o patrimônio, quando há vestígios orgânicos nas cenas dos crimes ou nos suspeitos. Qualquer órgão do corpo humano possui células com DNA", esclareceu.

Quando não há material para confronto de DNA, os peritos do IPC guardam as amostras coletadas na vítima ou no objeto utilizado para praticar o crime em freezers. "Em muitos casos, não há suspeitos dos crimes, mas o material coletado e analisado no laboratório fica arquivado para um possível confronto no futuro", explicou a perita.

http://www.diariodaborborema.com.br/2011/06/26/cotidiano5_1.php

CONCURSO RIO DE JANEIRO 30;06;2011 ultimo dia de inscrição

Polícia Civil-RJ abre 44 vagas de perito. 3º grau, até 30/06/11

Cargo: Perito Criminal

Polícia Civil
Polícia Civil: R$3.474 para perito. Inscrições até dia 30

Com o objetivo de contratar, inicialmente, 44 peritos legistas, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro aceita inscrições no concurso para o cargo, até o próximo dia 30, pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora, e na sede da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), no Centro da capital fluminense.


As oportunidades são voltadas para quatro graduações, sendo três para Odontologia, cinco para Bioquímica (especialidade em Genética Forense), sete para Farmácia (Toxicologia) e 29 para Medicina (Clínica Médica/Necropsia). Além do nível superior na área desejada, o interessado deverá ter inscrição no respectivo conselho de classe, pelo menos 18 anos completos e ausência de registro de antecedentes criminais incompatíveis com o exercício do cargo.


Já incluindo vencimentos-base, adicionais (como o de Atividade Perigosa) e gratificações, a remuneração atinge R$3.474,37, para carga de trabalho de 40 horas semanais ou através de sistema de escala de serviço (atuação em dedicação integral). O regime de contratação é o estatutário, o qual garante estabilidade.


Será preciso acessar o site da FGV, até as 23h59 do dia 30 deste mês, para preencher a ficha e imprimir o boleto relativo à taxa, de R$80. O documento deverá ser saldado em qualquer banco ou via "internet banking", em dinheiro, até 1º de julho. Quem preferir, poderá retirar a ficha e o boleto na Acadepol, das 10h às 16h, em dias úteis. Assim que for efetivado o pagamento da taxa no banco, o candidato terá que retornar à unidade, até as 16h de 1º de julho, com a ficha preenchida. Abaixo, segue a relação dos candidatos que tiveram os pedidos de isenção de taxa deferidos.

Etapas - Os inscritos na seleção passarão por provas objetiva de conhecimentos, de capacidade física, psicotécnica e médica, curso de formação profissional e investigação social, além de avaliação de títulos. O exame de múltipla escolha terá 100 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 70 de Conhecimentos Específicos, variando conforme a especialidade.

Passará aquele que obtiver, pelo menos, metade dos pontos de cada disciplina. Essa etapa deverá acontecer em 31 de julho ou 7 de agosto, já que a prova deve ser feita 30 dias após o término das inscrições, conforme informou a FGV. O exame terá duração de cinco horas.

Na prova física, os concorrentes farão corridas de resistência de 14 minutos (1.800 metros para mulheres e 2.200 para homens) e de velocidade em 100 metros (22 segundos para mulheres e 20 para homens). Esta seleção tem validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.


Inscrição presencial: Acadepol - Rua Frei Caneca, 162, Centro, Rio de Janeiro/RJ

http://www.mcgweb.com.br/policia-civil-rj

sábado, 25 de junho de 2011

DISTRITO FEDERAL PREVISÃO DE CONCURSO PERITO CRIMINAL 2. SEMESTRE

O concurso vai disponibilizar 58 vagas para perito criminal.

http://www.mestredosconcursos.com.br/blog/post/644-policia-civil-do-distrito-federal:-edital-pode-ser-publicado-no-segundo-semestre-de-2011/

Entomologia opção de materiais para trabalho


Alfinetes
Esticadores
Redes de Captura
Instrumentos
Livros
Pinning Block
Caixas de Estocagem
 http://www.entomologiaonline.com.br/lojavirtual/product_info.php?products_id=20&PHPSESSID=de0e141c0d9dfa010959e4c19075a0db