Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Perícia criminal mais eficiente no Espírito Santo

Tecnologia deixará perícia criminal mais eficiente no Espírito Santo

Investimento Federal é de R$ 77,5 mil. A grande novidade é o kit de luz forense com filtros apropriados para detectar material orgânico

27/06/2011 - 19h07 -
http://gazetadonorte.com/?p=7778
foto: Paulo Rogério
Novos equipamentos para Perícia da Polícia Civil
Novos equipamento facilitará a identificação de marcas de sangue, sêmen, gordura e qualquer outro tipo de vestígio orgânico


A utilização de novos equipamentos para perícia em locais de crimes vai agilizar em 70% o trabalho de investigação de policiais civis do Espírito Santo. Essa informação é do chefe do Departamento de Criminalística, Carlos Léo Malhame. O valor do investimento federal é de R$ 77,5 mil.

A grande novidade é o kit de luz forense. Ao todo são oito lanternas para cada equipe e cada uma delas com um tipo de filtro apropriado. Esse equipamento facilitará ao máximo a identificação de marcas de sangue, sêmen, gordura e qualquer outro tipo de vestígio orgânico, de acordo com o chefe da Criminalística.

"Nós temos agora um jogo de luz que vai facilitar, em muito, a procura desses materiais orgânicos, dependendo do tipo de crime, principalmente nos casos em que os criminosos fizerem uma limpeza no local, no intuito de driblar o trabalho de investigação", afirmou.

Materiais para coleta de evidências, reagente para drogas, kit de proteção individual (com máscaras), aparelho de GPS, netbook, trena eletrônica a laser e outros materiais, além do kit de luz forense, foram disponibilizados pela da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Ministério da Justiça.

Todo esse material está contido em cada uma das cinco maletas encaminhadas à Polícia Civil capixaba. Duas maletas ficam na Grande Vitória, as demais serão distribuídas nas Regiões Noroeste, Norte e Sul do Estado. Segundo Malhame, a quantidade de maletas contempla as necessidades das equipes que estiverem de plantão.