A Entomologia Forense é uma subdivisão da Entomologia que é uma ciência responsável por estudar os insetos.
Os investigadores e peritos utilizam dessa ciência para determinar uma série de parâmetros que serão fundamentais ao decorrer de uma investigação, data e causa da morte, são parâmetros que são levados em consideração no local de um crime seja ele um assassinato, um crime ambiental ou outro crime de importância relevante para o perito.
Logo, insetos que são encontrados em corpos humanos em estado avançado de putrefação se tornam achados extremamente importantes para o investigador, na entomologia forense algumas técnicas são realizadas visando reconstituir o local do crime ou ate mesmo como os insetos se comportam no material decomposto.
O uso de animais de grande porte serve como cenários para determinar como os insetos se instalam e se proliferam no corpo em decomposição, o uso de porcos, por exemplo, já é um habito muito utilizado nesse campo, por se assemelhar ao corpo humano ele fornece uma série de informações relevantes sobre como se sucedeu um determinado crime.
A Entomologia Forense se divide em três campos diferentes:
Urbana – Esse tipo de entomologia é muito utilizado em casos de compra e venda de imóveis, imóveis danificados por insetos são analisados e verificados gerando assim resultados positivos ou negativos para a compra ou venda daquele imóvel.
Armazenamento de Produtos – Nesse campo é avaliado casos de contaminação em grande escala de produtos estocados, como por exemplo, a contaminação de feijão pelo besouro caruncho.
Médico – Legal – Quando envolve a área criminalista no caso em questão, se enquadra nessa modalidade o aparecimento de insetos e artrópodes em cenas de assassinatos, suicídios, violação, trafico por contra bando entre outros.
Na cena do crime os insetos são analisados e observados, é levado em consideração se o inseto botou ovos em cima do cadáver, qual a posição desses insetos em relação ao cadáver e a ordem hierárquica que esses insetos aparecem no local, todos esses detalhes são fundamentais para determinar o post-mortem ou tecnicamente conhecido por cronotanatognose.
Uma séries de insetos podem estar relacionados com os cadáveres, mas os que nos fornecem mais informações são os que se alimentam de carne, esses insetos são conhecido como necrófagos, podendo eles serem moscas, escaravelhos entre outros.
As moscas chegam primeiro no local, pois necessitam do corpo ainda úmido para que as suas larvas se alimentem, os escaravelhos aparecem em um período mais tardio quando o corpo já está em um estado de decomposição avançado, esses insetos estão intimamente relacionados com a categoria Médico-Legal da Entomologia Forense.
O profissional Entomologista Forense tem em mãos basicamente três prioridades:
- Data da Morte;
- Determinar a época em que o crime ou a violação ocorreu;
- Verificar se o corpo foi removido ou não;
- Crimes de Tráfico de Entorpecentes – Analisando os insetos e artrópodes que venham a ser encontrados em malotes de drogas como a maconha por exemplo;
- Maus Tratos a Crianças - Por meio de larvas de moscas encontradas sobre os dejetos de crianças é possível determinar a quanto tempo aquela criança está privada de uma higiene adequada;