Páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Fala de Zé Neto foi editada, diz perito criminal

Fala de Zé Neto foi editada, diz perito criminal

Zé Neto foi vítima de uma armação eletrônica
LUÍS AUGUSTO GOMESPerícia no áudio com declarações atribuídas ao deputado Zé Neto, nas quais o parlamentar estaria pressionando assessores a contribuir com parte de seus salários para atividades políticas, revela fatores “que permitem inferir tratar-se de edição no material, sendo possível a ocorrência de inserção, remoção ou alteração da ordem cronológica de trechos gravados”.
O laudo, encaminhado pelo parlamentar ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, que distribuiu o material à imprensa, foi elaborado pelo engenheiro eletrônico Antonio César Morant Braid, perito criminal em Fonética Forense do Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto, do Departamento de Polícia Técnica.
Contendo a transcrição videofonográfica da gravação e gráficos com espectrogramas de 11 registros do áudio e explicações sobre a técnica utilizada, o parecer registra “discrepâncias na resposta em frequência entre dois frames de áudio próximos”, sugerindo “grandes retiradas de material ou inserções de locução retiradas de trechos afastados”.
Presidente vê “montagem grosseira” – A acusação ao líder do governo foi feita pelo deputado Targino Machado, que leu no plenário da Casa, no último dia 26, trechos da notícia-crime encaminhada ao Ministério Público pelo vereador Justiniano Oliveira França, de Feira de Santana, que teria recebido de um anônimo a gravação.
Na nota aos jornalistas credenciados no Comitê de Imprensa da Assembleia, Marcelo Nilo destaca que Zé Neto lhe solicitou a divulgação do material. “Em respeito ao Poder Legislativo”, disse o presidente, o parlamentar “fez proceder um exame do material para demonstrar a seus pares – e a todos – que é vítima de uma montagem grosseira, presumivelmente, de cunho eleitoral”.
A conclusão do especialista é de que “as interrupções detectadas mostram irregularidades fonéticas, zonas de silêncio, barras de cliques e, ainda, descontinuidades de formantes”, e que, além da edição detectada, “é possível a ocorrência de inserção, remoção ou alteração da ordem cronológica de trechos gravados”. (Por Escrito)

 http://www.jornaldamidia.com.br/2012/10/01/fala-de-ze-neto-foi-editada-diz-perito-criminal/