Páginas

domingo, 29 de julho de 2012

Biologia Forense, atuação de Biomédicos na perícia criminal

Biologia Forense, atuação de Biomédicos na perícia criminal!
Share
A Ciência forense compreende todas as modalidades de conhecimento científico e tecnológico aliados na investigação criminal com o intuito de desvendar homicídios, acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e mortes em geral.
Por sua vez a Biologia Forense é um dos ramos dessa ciência que utiliza conhecimentos de genética, biologia molecular, microbiologia, anatomia, dentre outros para auxiliar a Justiça a encontrar soluções para crimes diversos.
À serviço da Biologia Forense compete-se um amplo campo de exames laboratoriais capazes de proporcionar ao perito, o profissional que atua nessa área, a emitir os pareceres criminalísticos.
Francisco Corte-Real, vice-presidente do INML (Instituto de Medicina Legal) e especialista em genética e biologia forense afirma que, esta área do saber é “muitíssimo importante para ajudar a deslindar casos que, de outro modo, jamais seriam resolvidos”. No caso de um homicídio, por exemplo, equipas de especialistas do INML deslocam-se ao local do crime, recolhem vestígios considerados importantes, como fragmentos de pele do agressor, cabelos, manchas de sangue, entre outros, protegendo tudo o que possa ser passível de destruição. O papel do INML, lembra Francisco Corte-Real, “não é o de acusar criminosos ou atribuir responsabilidades por quaisquer atos praticados”. Os técnicos da genética e biologia forense “limitam-se a analisar fatos, com base nos conhecimentos e rigor científico, e a elaborar relatórios para apreciação dos tribunais, que decidirão depois de confrontados outros meios de prova”.
O bacharel em Biomedicina pode atuar como perito criminal, lidando com alta tecnologia e novas técnicas de identificação de amostras, a polícia federal, por exemplo, abriu concurso público para contratá-los. Dessa forma com base nas disciplinas vistas durante a vida acadêmica o profissional Biomédico perito criminal consegue elucidar crimes aliando conhecimento, prática, ciência e tecnologia para fazer justiça no rigor da Lei.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_forense
http://bi126.blogspot.com.br/2008/01/gentica-e-biologia-forense.html
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAALIoAG/pericia-criminal-biologia-forense#ixzz21YJRppKC