Gurupi é a primeira cidade do interior a receber microcomparador para Perícia
A máquina é capaz de ampliar imagens dos vestígios coletados durante as perícias criminais em até 160 vezesO 3º Núcleo de Perícias Criminais, localizado na cidade de Gurupi, recebeu por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Seds), com o Ministério da Justiça , um novo microcomparador balístico da marca alemã, Leica FSM, com tecnologia de ponta nas perícias de Balística Forense, no valor de R$ 339.500,00.
De acordo com o Perito Criminal, Leonardo Ribas, esta máquina é capaz de ampliar imagens dos vestígios coletados durante as perícias criminais em até 160 vezes, reduzindo significativamente o tempo de realização da análise, além de ser um equipamento composto de um programa de gerenciamento específico para exames balísticos.
Segundo o site da Secretaria de Segurança Pública, o aparelho antigo será encaminhado para o Núcleo de Perícias Criminais de Araguaína. A montagem e a capacitação dos profissionais responsáveis pelos exames serão de responsabilidade do perito Leonardo Ribas.
A perita criminal e chefe do Núcleo de Perícias de Gurupi, Heloisa Helena Ferreira de Oliveira, destacou que o equipamento será mais um instrumento contra o crime no Sul do Tocantins. “O aparelho vai nos auxiliar ainda mais na elucidação de crimes complexos com eficiência e rapidez”, disse Helena.
http://www.portalct.com.br/policia/2012/06/28/45352-gurupi-e-a-primeira-cidade-do-interior-a-receber-microcomparador-para-pericia