Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

CRIMINOLOGIA - Fábio Bozza discute o tema criminologia em curso promovido pela Escola Superior da Defensoria

Fábio Bozza discute o tema criminologia em curso promovido pela Escola Superior da Defensoria

Compartilhe
A proteção da sociedade não se dá apenas com a utilização de medidas de privação de liberdade, mas, sobretudo, com investimentos em políticas públicas capazes de prevenir a violência social. Essa foi a tônica do curso ministrado pelo especialista em Política Criminal e Criminologia, do Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC/UFPR), Fábio Bozza, que esteve em São Luís a convite da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDPE).
A abertura do curso contou com a presença do defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho e do diretor da Escola Superior, Cristiano Matos de Santana. A capacitação reuniu, no auditório da ESDPE um número grande de defensores públicos, dentre outros operadores do Direito de instituições que integram o sistema de justiça em São Luís.
A sociologia do direito penal e as últimas atualizações legislativas vigentes sobre o tema, com a apresentação e discussão de casos verídicos, nortearam a explanação do palestrante paranaense, que manteve o foco na realidade dos defensores. A minha intenção aqui é mostrar que a prisão não é solução para todos os problemas sociais. É necessário, antes de tudo, que os direitos fundamentais previstos na Constituição sejam efetivados, explicou Bozza, que também é mestre em Direito das Relações Sociais e doutorando em Direito do Estado, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Na oportunidade, Bozza falou que o tema Criminologia, ainda é mal compreendido pela sociedade e por alguns operadores do direito, destacando o papel da academia para a discussão de temas como exclusão, violência e repressão estatal.

 http://dp-ma.jusbrasil.com.br/noticias/3164902/fabio-bozza-discute-o-tema-criminologia-em-curso-promovido-pela-escola-superior-da-defensoria