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quinta-feira, 21 de junho de 2012

Perícia Criminal propõe melhorias em ponto crítico de acidentes de trânsito em Três Lagoas

20/6/2012 - 08:25

Perícia Criminal propõe melhorias em ponto crítico de acidentes de trânsito em Três Lagoas

Perícia Criminal.
Foto: Perícia Criminal
Estudo de caso realizado pelos Peritos Criminais do Núcleo de Criminalística da Unidade Regional de Três Lagoas (MS) foi encaminhado para Prefeitura, DNIT e Ministério Público, tendo como proposta apresentar recomendações que venham contribuir no melhoramento dos níveis de segurança e uma referência para a reestruturação e atualização da travessia da Rodovia BR158, compreendendo a rotatória de saída para Selvíria e a rotatória de interseção com a rodovia BR 262, no período de 01 de janeiro de 2009 a 03 de junho de 2012, com vistas à humanização do trânsito e, consequentemente, à preservação de vidas. O acidente de trânsito é o segundo maior problema de saúde pública do País, só perdendo para a desnutrição. É um evento com dano que envolve veículos, a via, o homem ou animais.
A partir de um estudo descritivo constituído de fotografias e imagens capturadas do Google Earth, pôde-se constatar que existem 18 (dezoito) interseções de vias urbanas e acessos irregulares que convergiam para a rodovia. O acostamento, próximo à rotatória de acesso à Selvíria, encontra-se em insatisfatório estado de conservação, sendo utilizado como meio de entrada e saída das vias urbanas que interceptam a rodovia. Vale ressaltar que o acostamento também é utilizado por ciclistas e pedestres, ficando, desta forma, suscetíveis a acidentes.
Dados registrados nos Laudos Periciais contabilizam 24 (vinte e quatro) vítimas envolvidas em acidentes de trânsito no intervalo especificado acima, sendo que metade veio a óbito no local (Gráfico 01). As causas determinantes de maior incidência foram a invasão da contra-mão e interceptação da trajetória prioritária (Gráfico 02).
Os resultados obtidos no estudo descritivo e na análise sobre acidentes destacam, dentre outras, as seguintes evidências e respectivos indicativos para formulação de Políticas Públicas: adequação da iluminação pública, diminuição da velocidade máxima permitida, melhorias no acostamento, construção de ciclovia, instalação de Semáforo na rotatória de interseção com a rodovia BR 262 (rotatória da Mabel), melhorias na sinalização vertical/horizontal/luminosa, duplicação da via, construção de viadutos, vias marginais e instalação de defensas nas vias que interceptam a rodovia, atreladas a campanhas educativas. Acredita-se, com base nestes resultados, que o presente estudo possa ser utilizado como um indicativo da necessidade de Políticas Públicas que priorizem a aplicação dos recursos, financeiros e humanos, na prevenção e na redução da gravidade dos acidentes de trânsito na travessia urbana da Rodovia BR158, com vistas à humanização do trânsito e, consequentemente, à preservação de vidas. Esse estudo poderá ser acompanhado de uma análise da viabilidade econômico-financeira, considerando os custos das obras e a estimativa da redução de custos com as mortes nesse local.
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