Perícia Criminal propõe melhorias em ponto crítico de acidentes de trânsito em Três Lagoas
Perícia Criminal.
Estudo de caso realizado pelos Peritos Criminais do Núcleo de
Criminalística da Unidade Regional de Três Lagoas (MS) foi encaminhado
para Prefeitura, DNIT e Ministério Público, tendo como proposta
apresentar recomendações que venham contribuir no melhoramento dos
níveis de segurança e uma referência para a reestruturação e atualização
da travessia da Rodovia BR158, compreendendo a rotatória de saída para
Selvíria e a rotatória de interseção com a rodovia BR 262, no período de
01 de janeiro de 2009 a 03 de junho de 2012, com vistas à humanização
do trânsito e, consequentemente, à preservação de vidas. O acidente de
trânsito é o segundo maior problema de saúde pública do País, só
perdendo para a desnutrição. É um evento com dano que envolve veículos, a
via, o homem ou animais.A partir de um estudo descritivo constituído de fotografias e imagens capturadas do Google Earth, pôde-se constatar que existem 18 (dezoito) interseções de vias urbanas e acessos irregulares que convergiam para a rodovia. O acostamento, próximo à rotatória de acesso à Selvíria, encontra-se em insatisfatório estado de conservação, sendo utilizado como meio de entrada e saída das vias urbanas que interceptam a rodovia. Vale ressaltar que o acostamento também é utilizado por ciclistas e pedestres, ficando, desta forma, suscetíveis a acidentes.
Dados registrados nos Laudos Periciais contabilizam 24 (vinte e quatro) vítimas envolvidas em acidentes de trânsito no intervalo especificado acima, sendo que metade veio a óbito no local (Gráfico 01). As causas determinantes de maior incidência foram a invasão da contra-mão e interceptação da trajetória prioritária (Gráfico 02).
Os resultados obtidos no estudo descritivo e na análise sobre acidentes destacam, dentre outras, as seguintes evidências e respectivos indicativos para formulação de Políticas Públicas: adequação da iluminação pública, diminuição da velocidade máxima permitida, melhorias no acostamento, construção de ciclovia, instalação de Semáforo na rotatória de interseção com a rodovia BR 262 (rotatória da Mabel), melhorias na sinalização vertical/horizontal/luminosa, duplicação da via, construção de viadutos, vias marginais e instalação de defensas nas vias que interceptam a rodovia, atreladas a campanhas educativas. Acredita-se, com base nestes resultados, que o presente estudo possa ser utilizado como um indicativo da necessidade de Políticas Públicas que priorizem a aplicação dos recursos, financeiros e humanos, na prevenção e na redução da gravidade dos acidentes de trânsito na travessia urbana da Rodovia BR158, com vistas à humanização do trânsito e, consequentemente, à preservação de vidas. Esse estudo poderá ser acompanhado de uma análise da viabilidade econômico-financeira, considerando os custos das obras e a estimativa da redução de custos com as mortes nesse local.
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