Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

ALAGOAS EM ALERTA COM ALTOS INDICES DE CRIMINALIDADE -Governo anuncia concurso para as polícias e intervenção igual à do Rio


Governo anuncia concurso para as polícias e intervenção igual à do Rio


Plano conjunto com o governo federal combaterá os altos índices de criminalidade


Breno Airan 31/05/2012 07:56
“Os números da violência em nosso Estado me indignam igualmente a todos os alagoanos e me cobram ações permanentes nesse enfrentamento”. Com essa assertiva postada em seu mircroblog Twitter, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), foi para Brasília na última terça-feira (29) para tentar buscar apoio e intervenção federal.
Após oito horas de debate em dois longos dias de trabalhos na capital do país, foi assegurada a ajuda incondicional por parte dos ministros da Casa Civil e da Justiça, Gleisi Hoffmann e José Eduardo Cardozo, respectivamente; da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki; do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Leandro Daiello Coimbra; e da diretora-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetora Maria Alice Nascimento Souza.
Desta feita, como primeira ação emergencial, o governador, na manhã desta quinta-feira (31), anunciou que um concurso público deve ser feito no âmbito das polícias Militar e Civil, bem como da perícia criminal. Este acontece em julho, tendo os resultados divulgados ainda no final deste ano, em dezembro.
Haverá ainda um plano em conjunto com o governo federal para que os índices alarmantes do nosso estado declinem substancialmente o quanto antes. O modelo a ser adotado é o mesmo de enfrentamento ao crime organizado combatido no Rio de Janeiro em novembro de 2010, quando o Complexo do Alemão foi tomado das mãos dos traficantes.
“Finalizamos detalhes e formatamos o plano de ação conjunta com o gover­no federal, definindo medi­das a curto, médio e longo prazo. Alagoas cumpriu o compromisso firmado há um ano com o governo federal e agora chegou o momento de implantar as ações efetivas para o combate à criminali­dade e violência no Estado”, afirma Vilela.
O secretário Estadual da Defesa Social (Seds), Dário Cesar Cavalcante, desta­cou que uma equipe do es­tado, em conjunto com técni­cos do Ministério da Justiça, trabalha no cronograma das ações e, nesta sexta-feira (1º), reúne-se em Alagoas para o detalhamento final do proje­to.
Entre as medidas cum­pridas por aqui, desde março de 2011, o secretá­rio Dário César enumerou a implantação das bases de Polícia Comunitária, a Ron­da Cidadã, a divisão de 25 áreas de atuação em quatro regiões no estado e o alinha­mento de indicadores com índices de violência e esta­tísticas. “Conforme nosso compromisso, também já li­citamos a execução do proje­to para a construção do Ins­tituto Médico Legal [IML, que será sediado no bairro do Tabuleiro do Martins]”, diz o secretário Dário Cé­sar.
Gota d'água
Teotonio Vilela Filho afirmou que a morte do médico José Alfredo Vasco Tenório, assassinado no último sábado (26), enquanto passeava de bicicleta no Corredor Vera Arruda, na Ponta Verde, área nobre de Maceió, foi a gota d'água da violência em Alagoas.
"Falei à Dilma [Rousseff, presidente do Brasil] que já havia passado da hora de o estado ser 'alvo' de um plano-piloto para a segurança pública. No próximo dia 15 de junho, o ministro [da Justiça] José Eduardo Cardozo estará em Alagoas para detalharmos aos alagoanos o nosso plano de ação", pontua o governador.
Nova manifestação
Na última terça (29), pelo menos 2 mil pessoas saíram em caminhada pela paz no Corredor Vera Arruda, palco do homicídio do otorrinolaringologista de 67 anos. Foi criado um movimento na rede social Facebook para que a violência cesse em nosso estado.
Um novo protesto deve acontecer nesta próxima terça (5), mas desta vez a partir das 10h30. A concentração acontece na Praça Centenário, no bairro do Farol, em Maceió, seguindo em passeata até o Palácio do Governo.
http://www.tribunahoje.com/noticia/28687/politica/2012/05/31/governo-anuncia-concurso-para-as-policias-e-que-intervenco-sera-igual-a-do-rio.html