Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

CURSO DE FORMAÇÃO PARA PERITO MEDICO LEGISTA- CAMPO GRANDE - MS -

07/05/2012 - 15:40
Curso para médico-legista dá inicio à 7ª etapa de concurso
Ampliar
Ampliar
Ampliar
Foi realizada nesta segunda-feira (7) a aula inaugural do curso de formação para Perito Médico-Legista no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol), Parque dos Poderes, Campo Grande. Esta é a sétima etapa do concurso público de provas e títulos para o cargo de Perito Oficial Forense. O concurso é uma realização da Secretaria de Estado de Segurança e Justiça Pública (Sejusp), por intermédio da Acadepol.

Durante o curso os candidatos a perito forense irão agregar na função de médico o conhecimento no campo jurídico - questões e termos específicos da área de Direito. “Quando se é médico legista, este faz exames, emite laudos, e tudo deve estar no molde jurídico. A função do curso é exatamente essa, fazer com que os alunos do curso [profissionais formatos em medicina] se familiarizem com os termos técnicos e o código penal”, disse o secretário de Justiça Wantuir Jacini na solenidade de abertura do curso.

O curso de formação policial é a sétima etapa do concurso e tem duração de seis meses. O encerramento das aulas está previsto para o mês de outubro deste ano. “Os seis meses de aula foram planejados para três módulos e serão desclassificados nessa fase do concurso aqueles que não alcançarem boas notas, ultrapassar o limite de faltas, não apresentar disciplina ou que não demonstrar aptidão para o cargo”, explica o delegado geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto.

Ao todo foram oferecidas no concurso 21 vagas para o cargo de Perito Oficial Forense, função de Médico-Legista Substituto. Aquidauana, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas são os municípios para os quais os candidatos serão designados quando estes já estiverem sido habilitados em todos os estágios do concurso.

“O que se espera é que todo o período de aulas seja o mais rentável possível para os candidatos. São seis meses que irão fornecer formação teórica e exercícios práticos”, lembra o coordenador-geral da Polícia Civil, Alberto Dias Terra.

Dentre as autoridades presentes na cerimônia de boas-vindas aos acadêmicos do curso estiveram presentes o secretário de Justiça do Estado, Wantuir Jacini; o diretor da Acadepol, Valdir Idi; o coordenador-geral da Polícia Civil, Alberto Dias Terra e o diretor do Imol, Ronaldo Rosa.

Aula inaugural

Na aula de boas-vindas aos alunos do curso para perito o delegado Jorge Razanauskas Neto ministrou a palestra “ A importância da prova pericial no contexto criminal”. “O trabalho do médico é árduo, mas na Medicina Legal [área técnica-científica que une medicina a conhecimento jurídico] agrega atividades que vão além da medicina convencional, por isso a Acadepol fez um planejamento desse curso visando não só avaliar o candidato como também dar base jurídica para que ele esteja preparado para a função [perito médico-legista] que futuramente irá exercer”, afirmou o palestrante.

Curso

O curso foi desenvolvido em conjunto pela Acadepol e Coordenadoria-Geral de Perícias levando em conta a malha curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública. As aulas apresentam disciplinas comuns para a formação policial geral e uma área temática onde está disposto o conteúdo específico para a formação e capacitação na área de perito médico legista.

A formação específica do perito médico-legista corresponderá a aproximadamente 60% da carga horária total do curso, contendo disciplinas da formação geral de perito oficial forense (legislações especiais aplicadas a Coordenadoria-Geral de Perícias, Criminalística aplicada, metodologia científica e perícia oficial, coleta de vestígios e cadeia de custódia, identificação humana e fotografia pericial) e da grade médico-legal (introdução à medicina legal, traumatologia forense, tanatologia forense, antropologia forense e sexologia forense).
Governo MS