Páginas

sábado, 21 de abril de 2012

Criminologista da USP ministra curso de pós-graduação da Susipe


Criminologista da USP ministra curso de pós-graduação da Susipe

ASCOM SUSIPE
O professor Alvino Augusto de Sá, da Universidade de São Paulo (USP), ministra o quarto módulo da especialização oferecida pela Susipe e Depen
ASCOM SUSIPE
Servidores aperfeiçoam no curso o atendimento feito junto à população carcerária. Especialização tem 23 disciplinas, com duração de doze meses.

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 19/04/2012 às 18:19

Servidores da área de segurança pública estão dando continuidade à pós-graduação em gestão penitenciária oferecida pelo convênio entre a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) e o Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O quarto módulo do curso tem como tema “teorias criminológicas” e está sendo ministrado pelo professor Alvino Augusto de Sá, da Universidade de São Paulo (USP), na Faculdade Estácio/ FAP.
Esta etapa traz aos alunos a discussão da criminologia e o seu estudo dentro das penitenciárias, capacitando-os para trabalhar, de maneira mais eficaz, as questões psicologias e sociais. Alvino de Sá, doutor em psicologia clínica, diz que o objetivo é passar a visão da educação mais dinâmica dentro do cárcere.
“O interesse dos alunos é surpreendente, eles buscam saber mais de como levar melhorias aos internos”, afirma o professor, que também elogia a gestão penitenciária do Estado. “Fico feliz em ser chamado para dar aula aqui. Fica claro que há interesse em aperfeiçoar a qualidade da gestão dentro da Susipe”, analisa.
Para os alunos, este módulo é importante porque gera novas informações e oportunidades para o crescimento profissional dos servidores. “As aulas trazem um enriquecimento e muitas experiências para trabalhar com mais eficiência com os internos”, comenta a assistente social da Divisão de Assistência Integrada da Susipe Régia Sarmento.
O psicólogo Hércio Teixeira, da Central de Triagem da Cidade Nova, diz que o curso é importante para trazer a discussão psicossocial entre todos os setores da Susipe. “O professor trouxe uma reflexão de como a assistência ao preso pode partir da integração dos diversos setores do sistema prisional e se tornar pauta de discussão no Senado Federal”, afirma.
O curso de pós-graduação tem carga horária de 378 horas, dividida em 23 matérias, com duração de doze meses, tudo de acordo com as exigências da grade curricular exigida pelo Depen.
 http://www.agenciapara.com.br/frame_fotos.asp?id_foto=71838