O treinamento com arma de fogo foi ministrado por uma equipe de quatro instrutores coordenada pelo instrutor de armamento e tiro, Paulo Cesar Delfino, credenciado pela Polícia Civil, Casa Militar, Polícia Federal e Exército Brasileiro.
A iniciativa da reciclagem partiu dos próprios policiais civis da DHPP, que investiram no curso devido a necessidade do aprimoramento no manuseio de armas e de táticas policiais, mantendo o foco no Procedimento Operacional Padrão (POP).
O projeto elaborado pelo chefe de operações da Especializada, Gustavo Rodrigues Neves foi encaminhado a Diretoria Metropolitana e ao delegado titular da DHPP, Silas Tadeu Caldeira, que prontamente aprovaram a ideia dos policiais.
Para o chefe de operações, além do aprimoramento da técnica a ocasião também é uma oportunidade de integração dos policiais. “Aproveitamos para reunir escrivães e investigadores, o que facilita e melhora do trabalho da DHPP”, destacou.
Os policiais tiveram a oportunidade de aprimorar as habilidades de tiro de pistola calibre 40, espingarda calibre 12, fuzil calibre 556 e submetralhadora 9mm, realizando cerca de cinco tiros com cada calibre. O instrutor Paulo Cesar Delfino explicou que o treinamento serviu para massificar conceitos do manuseio seguro. “São atitudes que minimizam acidentes e incidentes aprimoraram as técnicas de trabalho policial no emprego de armas de fogo”, disse.
O instrutor de tiros elogiou as habilidades dos investigadores e escrivães nos tiros e no manuseio das armas. Ele ainda destacou o desempenho das mulheres. “Todos foram excelentes, com uma atenção especial para as mulheres, principalmente nos procedimentos de segurança”, ressaltou.
De acordo com a investigadora Magda Maria Costa Souza, o cuidado é essencial nos procedimentos com arma de fogo. “Precisamos estar capacitados para evitar qualquer tipo de acidente durante a atuação nas ruas ou diligências”, disse a policial.
Segundo o investigador Otavio Carioca, a reciclagem é de extrema importância para o trabalho policial. “Precisamos usar a arma a qualquer momento e estar preparado é fundamental para nós e para sociedade”, afirma. “Essa iniciativa dos policiais da DHPP deveria ser tomada por todas as delegacias”, completou.