Concurso conta com parcial de 13 mil inscritos
O concurso para perito criminal da Polícia Civil de São Paulo reuniu aproximadamente 13 mil inscritos, segundo a organizadora ,a Fundação Vunesp. Uma boa notícia para os candidatos éque foram autorizadas mais 47 vagas para o cargo na útima quarta-feira, dia 28, aumentando de 56 para 103 a oferta de vagas do concurso. Com isso, a concorrência é de 126 candidatos por vaga. A prova objetiva está prevista para 16 de dezembro, no período da tarde, mas em razão da inclusão de vagas um edital de retifição ser publicado e a data poderá ser revista. Essa decisão dependerá da comissão de concursos, que se reunirá nos próimos dias.
O exame, que tem duração de quatro horas, será aplicado nos municípios de Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. O participante terá de responder a 80 questões, organizadas em dois módulos. No módulo de Conhecimentos Gerais, haverá dez questões de Língua Portuguesa, dez de Noções de Direito, cinco de Noções de Criminologia, cinco de Lógica e dez de Informática. O módulo de Conhecimentos Específicos será composto por dez questões de Biologia, dez de Física, dez de Matemática e dez de Química. A organizadora enviará cartões informativos, por e-mail, com o horário e o local da prova objetiva até três dias antes do exame. Se o candidato não receber o aviso, deverá contatar a empresa, no Disque Vunesp.
Para ser habilitado para a fase seguinte, a prova de aptidão psicológica, o candidato precisa, além de acertar metade das questões de cada módulo, ou seja, 20 de Conhecimentos Gerais e 20 de Conhecimentos Específicos, se classificar em posição até três vezes o número de vagas oferecidas no concurso. A fixação do número também será definida pela comissão do concurso. No edital atual, seriam convocados 168 candidatos, mas, se forem consideradas as novas vagas, o total de aprovados convocados para a segunda fase sobe para 309. Quem passar pelo teste de aptidão psicológica terá pela frente o teste de aptidão física, que consiste em exercícios como barra fixa, abdominal, flexão e corrida de 2.000 metros em 12 minutos. Os aprovados nessa fase, seguem para a comprovação de idoneidade e conduta escorreita (correta), realizada por meio de investigação social dos documentos e da vida pregressa do candidato. A última etapa é a avaliação de títulos, a única não eliminatória. A nota final será o somatório da prova objetiva e da avaliação de títulos.
Mais vagas para legista
Junto com a autorização de mais vagas para perito, o governador Geraldo Alckmin autorizou 33 para o cargo de médico legista. A agilização dos pedidos de autorização foi solicitada pelo novo secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, no intuito de reforçar as análises periciais em auxílio ao desvendamento de crimes. No caso de legista, o concurso para incorporação de 44 profissionais está em fase final, com 117 aprovados na prova de aptidão física. Haverá, ainda, a fase comprovação de idoneidade (eliminatória) e avaliação de títulos (classificatória). Com isso, serão contratados, ao todo, 77 profissionais.
Serviço
Disque VUNESP (0xx11) 3874-6300, em dias
úteis, das 8 às 20 horas.