Seminário de Engenharia Forense e de Perícia Ambiental |
Informativos - Últimas Notícias |
Escrito por ASCOM/SSP MA |
Ter, 04 de Setembro de 2012 16:04 |
O QUE: Abertura do IV Seminário Nacional de Engenharia Forense e VII de Perícia em Local de Crime Ambiental. QUANDO: Nesta terça-feira (9) às 20h; ONDE: Hotel Luzeiros, localizado na Ponta d’Areia, São Luis. CONTATOS: Ascom da SSP, com Maud Zaidan (98) 3214-3732/3733, 88191109 e 81353173 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Acontece nesta terça-feira (9), às 20h, no Hotel Luzeiros, em São Luís, a abertura do IV Seminário de Engenharia Forense e do VII Seminário de Perícia em Local de Crime Ambiental. O encontro, que tem como tema, “A Ciência a serviço da verdade, garantindo o direito da cidadania”, prossegue até o até o dia 07 na capital maranhense.
Durante três dias, peritos de todo o Brasil debaterão as novas práticas estruturais e organizações, além de promover a integração da Perícia Criminal no âmbito cientifico e cultural. O seminário é promovido pela Associação de Política Técnica Científica do Maranhão (Apotec-MA) em parceria com a Associação Brasileira de Criminalística (ABC).
Na solenidade de abertura peritos criminais, médicos legistas, odontolegista, delegados, juristas, promotores de justiça, farmacêuticos-bioquímicos, biólogos, físicos, geólogos, químicos e ainda acadêmicos com aéreas afins estarão presentes.Já confirmaram presença a delegada geral de Polícia Civil do Maranhão, Maria Cristina Resende; o superintendente de Polícia Técnica-Científica, Cássio Marques; do presidente da Associação Brasileira de Criminalística (Apotec), Irema Paulino e de Lúcio Flavo Cavalcante, da Apotec-MA.
“A ação pericial é dos instrumentos mais importantes no processo de investigação criminal, por isso é necessário que os profissionais que desempenham estas funções estejam sempre debatendo as novas práticas e buscando uma melhor fundamentação do Laudo Pericial de Engenharia Legal e de crimes contra o Meio Ambiente”, comentou o presidente da Apotec-MA, perito criminal Lúcio Cavalcante.
Ainda no evento haverá a apresentação de trabalhos científicos relacionados às duas áreas de abrangência do seminário. Os resultados dos trabalhos aprovados serão divulgados no dia 3 de agosto.
Programação A programação oficial do evento tem início nesta quarta-feira (5), a partir das 8h com o credenciamento de todos os participantes. Dia 04- Terça-Feira 15h- Credenciamento 20h- Solenidade de Abertura Oficial 22h- Apresentação Cultural Dia 05- Quarta-feira 08h- Credenciamento Final 09h- Palestra: Perícias Ambientais no Âmbito da Polícia Civil do Maranhão (Orleans Silva - Mestre em Biodiversidade e Conservação e Perito Criminal da Polícia Civil do Maranhão) 10h- Palestra: Fraudes em medidores de Energia- estudos de casos (Aristoneide Costa Coelho- Perito Criminal da Polícia Civil do Maranhão) 10h45- Coffe Break 11h- Palestra: Perícia Ambiental em Área de Manguezal (Drª. Flavia Rebelo Mochel da Universidade Federal do Maranhão). 12h- Almoço 14h- Palestra: Metodologia em locais de Crimes de desvio de Recursos Financeiros para Aplicação de Projetos de Eletrificação (Especialista Luís Carlos Cardoso Filho- Perito Criminal da Polícia Civil do Maranhão) 14h45- Palestra: A perícia de desabamentos e a lógica do caos (Carlos Ferraciolli, da Polícia Civil do Mato Grosso) 15h30 – Coffe Break 16h30- Palestra: A utilização de imagens de satélite na avaliação de desarmamentos em Áreas de Proteção Permanente (APP)- Soraia Cristina Tiviroli Dia 06 – Quinta-feira 09h- Palestra: A Poluição em sedimento pode ser caracterizada como crime ambiental? (Cristina Barbieri- da Polícia Civil do Rio Grande do Sul) 10h45h-Coffe Break 11h- Mesa-Redonda: A Autonomia da Perícia Criminal 12h-Almoço 14h- Palestra: Eletricidade estática e o risco latente de incêndio (Rogério de M. Tocantins, da Polícia Civil de Santa Catarina) 14h45- Palestra: Responsabilidade Criminal e Cível em Acidentes de Trabalho (Cleber Nilson Ferreira Amorim Junior- Auditor do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE- MA) 15h30- Coffe Break 15h45- Palestra: Estudo de implantação de faixas adicionais e/ou de áreas de escape em vias com declives longos e acentuados: estudo de caso da BR-450 (Charles Albert Andrade) 16h30- Palestra: Incêndio em Central Telefônica de Operadora (José R. Aragão de Araujo) Dia 07- Sexta-feira 10h45h- Crimes contra o Patrimônio Arqueológico (Kátia Santos Bogea- Superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão - IPHAN-MA) 11h- Desafios ao combate de crimes ambientais em Unidades de Conservação no Maranhão (Clarissa Moreira Coelho Costa, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Maranhão) 12h-Almoço 14h- A questão da APPS e da economia no estado de Goiás à luz do novo Código Florestal – Ângela Tonietto, da Polícia Civil de Goiás. 14h45- Incêndio na área industrial da cidade de Marcelândia, no Mato Grosso (Carlos Fernando Ferraciolli, da Polícia Civil do Mato Grosso 15h30- Coffe Break 17h30- Encerramento |