Treinamento capacita peritos criminais para uso de luz forense
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 24/07/2012 às 16:33
Peritos criminais do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, juntamente com agentes da Polícia Federal, participaram nesta terça-feira (24) de um treinamento voltado para uso e manutenção do equipamento luz forense, de marca alemã, um recurso usado pelos centros de perícia criminal no mundo todo e por vários Estados do país.
O equipamento foi adquirido por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e funciona com uma tecnologia capaz de detectar uma enorme variedade de vestígios deixados por criminosos nas cenas de crime contra a vida, como impressões digitais, saliva, sangue, urina, sêmen, cabelos, pegadas, fibras, vestígios de armas de fogo e explosões diversas.
O equipamento, que dá mais agilidade e segurança aos peritos, emite luz ultravioleta capaz de evidenciar estes vestígios, que têm ordens física, química e biológica, como manchas invisíveis a olho nu. É geralmente usada em locais de crime, com o objetivo de evidenciar nexo causal entre possíveis suspeitos e fatos encontrados, mesmo quando a cena do crime é lavada e há alteração de manchas de sangue, impressões digitais e fluídos corporais. Funciona inclusive nos casos de hematomas e ferimentos nas vítimas, que são invisíveis com iluminação normal.
Para o perito criminal José Cordeiro, que tem larga experiência em locais de crime contra a vida e contra o patrimônio, o uso do equipamento proporcionará mais transparência e segurança nas análises de evidências que podem ser alteradas nas cenas do crime.
“Vamos poder abranger áreas externas e iluminadas, já que ele tem comprimentos de ondas diferentes, o que permite o uso em qualquer local, facilitando a visibilidade e a coleta de mais vestígios na cena do crime. Antes, só cobríamos áreas fechadas e escuras, pois nosso equipamento era limitado”, explica o perito.
Centro de Perícias Científicas Renato Chaves
Rodovia do Mangueirão, s/n. Belém-PA. CEP: 66625-280
Fone: (91) 4009-6012 / 4009-6000
Site: www.cpc.pa.gov.br Email: renatochaves.cpc@gmail.com
Rodovia do Mangueirão, s/n. Belém-PA. CEP: 66625-280
Fone: (91) 4009-6012 / 4009-6000
Site: www.cpc.pa.gov.br Email: renatochaves.cpc@gmail.com