Páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Especialista em Política Criminal participa de evento na Escola Superior da DPE

Especialista em Política Criminal participa de evento na Escola Superior da DPE

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
2 de julho de 2012 às 18:33
A proteção da sociedade não se dá apenas com a utilização de medidas punitivas, como a privação de liberdade. Essa foi a tônica do curso ministrado pelo especialista em Política Criminal e Criminologia, do Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC/UFPR), Fábio Bozza. Fábio, que esteve em São Luís a convite da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDPE), explanou durante dois dias a temática Criminologia.
A abertura do curso contou com a presença do defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho e do diretor da Escola Superior, Cristiano Matos de Santana. A capacitação reuniu, ainda, no auditório da ESDPE, um número grande de defensores públicos, dentre outros operadores do Direito de instituições que integram o sistema de justiça em São Luís.
A sociologia do direito penal e as últimas atualizações da lei, com a apresentação e discussão de casos verídicos, nortearam a explanação do palestrante paranaense, que manteve o foco na realidade dos defensores. “A minha intenção aqui é mostrar que o operador de Direito não deve achar que todas as soluções para a proteção da sociedade estão na prisão. É necessário, sim, que os direitos fundamentais previstos na Constituição sejam efetivados”, explicou Fábio, que também é mestre em Direito das Relações Sociais e doutorando em Direito do Estado, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Fábio Bozza falou, ainda, da satisfação em estar no Maranhão para discutir o tema Criminologia, ainda mal compreendido pela sociedade e por alguns operadores do direito. “Como estou falando para uma turma específica de defensores, vamos discutir com esses profissionais fundamentos teóricos vindos da academia para justificar essa atuação em favor da comunidade. Em princípio, parece desnecessário porque se trata de um procedimento mais que natural. Acontece que hoje para garantir a efetividade dos direitos da população é preciso protegê-los da violência estatal, que se dá muitas vezes por meio da prisão. O meu papel aqui é alertá-los para esse cenário, preparando-os para esse tipo de atuação”, afirmou Fábio Bozza.

 http://www.jornalpequeno.com.br/2012/7/2/especialista-em-politica-criminal-participa-de-evento-na-escola-superior-da-dpe-202578.htm