Páginas

domingo, 15 de julho de 2012

“Drogadição de jovens e adultos”;

Secretário de Estado da Saúde participa de X Jornada de Psicanálise
Evento tem como tema “Drogadição de jovens e adultos”; gestor vai apresentar situação quanto à rede psicossocial e ações do plano Crack: É Possível Vencer
13/07/2012 14:58
 
por Larissa Bastos

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, participa neste sábado (14), a partir das 8h30, da X Jornada de Psicanálise, realizada no Maceió Mar Hotel. A abertura do evento, promovido pelo Núcleo de Psicologia de Maceió (NMP) e que tem como tema “Drogadição de jovens e adultos na atualidade”, acontece na noite desta sexta-feira (13), no mesmo local.
Na ocasião, o gestor vai apresentar a situação de Alagoas quanto à rede de atenção psicossocial, que atualmente possui 49 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) espalhados por todo o território alagoano. Além disso, o Estado conta ainda com quatro Consultórios de Rua, todos localizados na capital, e cinco hospitais psiquiátricos.
As ações do plano Crack: É Possível Vencer também serão expostas pelo secretário. O programa, do qual o Estado já faz parte, é voltado para três pontos principais: a prevenção ao uso da droga, o cuidado com usuários e o enfrentamento ao tráfico, possibilitando políticas públicas integradas em setores como saúde, educação, assistência social e segurança pública.
Durante o evento, serão abordados ainda outros tópicos relativos à questão, como “A dinâmica da adição e da violência”; “A relação entre drogadição e desamparo”; “Um olhar multidisciplinar sobre a drogadição”; “Experiência com drogadíctos – o que estamos fazendo e o que podemos fazer” e “A relação entre drogadição e desamparo”.
A programação da X Jornada de Psicanálise trará aos participantes uma série de mesas redondas, conferências, cursos e palestra com temas livres. Além de renomados psicanalistas, psicólogos e psiquiatras de todo o País, o evento terá também a presença de gestores governamentais e autoridades eclesiásticas que lidam com o problema das drogas.
Drogadição
A drogadição ou toxicodependência é o termo criado para conter toda e qualquer modalidade de vício bioquímico por parte de um ser humano, seja a alguma droga (substância química) ou à superveniente interação entre essas drogas causada ou precipitada por complexo de fatores genéticos, bio-farmacológicos e sociais, incluídos os econômicos e políticos.