Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2012

DEPARTAMENTO DE TOXICOLOGIA FORENSE

DEPARTAMENTO DE TOXICOLOGIA FORENSE

Apresentação e justificativas


A Toxicologia é uma ciência que se ocupa do estudo dos efeitos nocivos decorrentes das interações de xenobióticos com o organismo, da identificação e quantificação dos efeitos adversos associados com a exposição a substâncias que assumem a designação de tóxicos e venenos, de origem orgânica e inorgânica, as quais podem estar associadas a agentes físicos e outras situações. Desde seus primórdios foi considerada um ramo da Medicina Legal.
Até o século XX, a Toxicologia Forense ficava limitada a definir a origem tóxica de um crime, cujo principal objetivo era realizar no cadáver a pesquisa para a identificação do tóxico. Atualmente este campo de atuação encontra-se em expansão indo desde as perícias no cadáver e no vivo, até às perícias que compreendam situações de saúde pública, investigação de atividades laborais ou do meio ambiente.

As perícias toxicológicas em vivos visam o rastreiamento e confirmação de drogas de abuso, objetivando a confirmação da intoxicação como qualificadora do delito, causas de periculosidade do indivíduo e inimputabilidade, além das perícias vinculadas a área do trabalho.
As intoxicações podem ser criminais, legais, acidentais ou voluntárias.(Faculdade de Medicina-Universidade do Porto, 2004).

Nesse sentido, o Departamento de Toxicologia Forense se justifica com a finalidade de promover a divulgação de estudos e discussões de assuntos relacionados às perícias em Toxicologia através da participação de seus membros e convidados em mesas redondas, simpósios, seminários, cursos de atualização, jornadas, congressos nacionais e internacionais relacionados ao tema, realizar intercâmbios e parcerias com associações e comissões científicas afins, assim como incentivar e desenvolver trabalhos relacionados à Toxicologia Forense para publicação nos canais próprios de comunicação científica.


Objetivo

O Departamento de Toxicologia Forense da ABML tem como objetivo o aprofundamento dos estudos médicos relacionados às perícias toxicológicas, e à Toxicologia Forense em toda a sua magnitude.


Áreas de Atuação

A área de atuação do Departamento de Toxicologia Forense da ABML será relacionada à Toxicologia dentro de uma estrutura transdisciplinar e interdisciplinar, a ser alcançada pela integração de profissionais, Centros de Toxicologia, disciplinas e áreas afins, destacando-se a Medicina Legal e Perícias Médicas, Toxicologia Analítica, Antropologia Forense, Medicina do Trabalho e Medicina do Tráfego.


COORDENAÇÃO:

A coordenação do Departamento de Toxicologia Forense deverá ficar sob a responsabilidade de membros da ABML com comprovada atuação profissional e acadêmica em Toxicologia. Tendo a seguinte formação:

  • Coordenadora geral: Rita de Cassia Bomfim Leitão Higa, Doutora em Ciências – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Especialista em Medicina Legal pela Associação Brasileira de Medicina Legal, Especialista em Medicina do Trabalho – Universidade Estadual de Londrina, Pós-Graduação em Toxicologia Forense – Feevale/Universidade da Flórida.Treinamento em Antropologia Forense pelo Instituto de Patologia das Forças Armadas em Vírginia - Estados Unidos. Professora de Toxicologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, Coordenadora do Centro de Assistência Toxicológica de Presidente Prudente, Médica legista do Centro de Exames, Análises e Pesquisa do Instituto Médico Legal de Presidente Prudente e Presidente do Conselho Municipal Anti-drogas.
  • Coordenadores Executivos: Délio Campolina, Médico - Faculdade Ciências Médicas- Minas Gerais, Farmacêutico e Bioquímico - Faculdade de Farmácia da UFMG, Especialista em Medicina interna e Patologia clínica(CFM), Mestre em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical- Faculdade de Medicina da UFMG, Curso de especialização de perito criminal especialista(Policia Civil MG), Perito Criminal Especialista Toxicologista (I M L da Polícia Civil MG) (Aposentadoria 2009), Coordenador da Unidade de Toxicologia do Hospital João XXIII (CIAT BH) da FHEMIG, Professor convidado da Faculdade de Medicina da UFMG - disciplina Toxicologia clínica, Ex Presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia.
  • Sami A. R. J. El Jundi, Médico, Mestre em Medicina Forense pela Universitat de Valencia e pós-graduação em Toxicologia Forense pela Universidade FEEVALE / Universidade da Flórida, além de treinamentos em Antropologia Forense. Professor de Criminalística, Medicina Legal, Psicopatologia Criminal e de Ética e Legislação Biomédica da Faculdade de Direito da UFRGS, do curso de pós-graduação em Toxicologia Forense da FEEVALE (RS), Perícia Forense da FAG (PR) e do Master en Medicina Forense da Universitat de Valencia (Espanha), Coordenador do curso de especialização em Direito Médico da Escola Superior Verbo Jurídico (RS). Assistente técnico, perito judicial, parecerista, consultor em ciências forenses e análise de risco e colaborador dos Conselhos Estadual de Combate à Tortura (CECT) e de Educação em Direitos Humanos (CEEDH) do Rio Grande do Sul.
  • http://www.abml-medicinalegal.org.br/departamentos/apresentacao_toxicologia.php