A obra, que teve início em março de 2009, tinha um prazo inicial para ser entregue em março de 2010. Após a data, a inauguração do local foi adiada por nove vezes. A última prorrogação aconteceu no dia 05 de maio deste ano.
A empresa responsável pelas obras da sede da Pefoce é a Macrobase Engenharia, contratada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).
Em 2009, o valor inicial do investimento girava em torno de R$ 7,8 milhões. Um aditivo de 3,2 milhões elevou o valor da reforma para R$ 11 milhões, um aumento de 41% no custo final.
Atendimentos no SVO
Durante as obras no antigo IML, os casos de mortes não violentas que precisavam passar por investigações eram atendidos no Sistema de Verificações de Óbitos (SVO), no bairro Messejana, causando superlotação na sede.
Durante este período, a TV Jangadeiro exibiu denúncias de descaso no local e de protestos dos técnicos do SVO, que reivindicavam melhores condições de trabalho.
Nova sede
De acordo com o secretário de SSPDS, Francisco Bezerra, a área construída passou de 3.500m² para 10.500m². O equipamento contará com Perícia Criminal, Análise Laboratorial Forense, Perícia Veicular, Central de Custódia, dentre outras instalações.