Páginas

sábado, 23 de junho de 2012

RADIOLOGIA FORENSE

RADIOLOGIA FORENSE



É uma das especialidades da radiologia que utiliza os conhecimentos técnico-científicos de várias ciências com objetivo de prestar esclarecimentos a justiça através da perícia médica. No Brasil, os médicos legistas são reconhecidos como os peritos oficiais. A medicina forense se divide na seguinte forma:
  • ANTROPOLOGIA FORENSE - Procede ao estudo da identidade e identificação, como a datiloscopia ( processo de identificação humana através das impressões digitais), papiloscopia, irologia, exame de DNA, entre outros. A antropologia física forense trata de restos humanos esqueletizados, também examina as causas da morte, tentando reconstituir  a cena da morte através dos exames dos ossos e das lesões com auxílio de criminalistas e médicos forenses.
  • TRAUMATOLOGIA FORENSE - Tem por objetivo o estudo dos efeitos nas vítimas de agressões físicas e morais. Este reconhecimento é feito através do exame de corpo e delito. 
  • ASFIXIOLOGIA FORENSE - Analisa as formas acidentais ou criminosas, como estrangulamento, afogamento, soterramento, esganagudra, etc.
  • SEXOLOGIA FORENSE - Trata da erotologia e himenologia.
O técnico de radiologia também pode trabalhar no IML, auxiliando a recuperar provas de crime de um cadáver. Ex: PAF (projétil de arma de fogo) e PAB (perfuração por arma branca).
A radiologia forense também atua nos aeroportos (inspecionando drogas ou armas de fogo em malas) e na segurança dos presídios (detecção de armas, drogas e celulares). O técnico em radiologia forense sempre executa as suas atividades acompanhado de um médico legal ou médico legista do serviço.