Da Redação
Mais de 70 profissionais dos órgãos da perícia forense do Brasil participam do IV Seminário Nacional de DNA e Laboratório Forense, realizado pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), em Cuiabá. A abertura oficial do evento foi realizada nesta quarta-feira (09.05), no Hotel Palace Mato Grosso.
Durante três dias, peritos criminais que atuam na área de DNA e Laboratório Forense irão trocar experiências e repassar novos conhecimentos para proporcionar um trabalho de qualidade para a sociedade.
O vice- presidente dos Dirigentes Gerais de Perícia, Humberto Jorge de Araujo, diz que o evento é uma oportunidade para formar multiplicadores. “O seminário vai tratar de ciência, técnica e aperfeiçoamento do trabalho de perícia criminal. É uma oportunidade para renovar os nossos conhecimentos”, falou.
Além disso, o seminário tem como objetivo incentivar a pesquisa da perícia criminal, divulgar a produção científica da perícia criminal nas áreas de DNA e laboratório forense, integrar os peritos oficiais do Brasil e fomentar a importância da atuação da perícia criminal na promoção da justiça e da cidadania.
Para o presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Iremar Paulino da Silva, o profissional mais capacitado prestar melhor serviço à sociedade. “Não tem como prestar um serviço de qualidade se não estivermos plenamente capacitados”, ressaltou.
Em Mato Grosso, a Politec conta com uma estrutura moderna de perícia forense que abriga diversos laboratórios, entre eles, o de DNA. “Inauguramos o laboratório de DNA, em 2010, e desde então conseguimos alcançar diversos resultados positivos para os trabalhos de investigação que ocorreram no Estado”, destacou o diretor geral da Politec, Rubens Okada.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, disse que o Governo do Estado planeja melhorar ainda mais a estrutura da Politec em Mato Grosso realizando a reforma do complexo da instituição e a inclusão de novos profissionais até 2014.
Ainda na abertura dos trabalhos foi realizado um minuto de silêncio em homenagem aos peritos criminais que ocupavam o helicóptero da Polícia Civil de Goiás que caiu nesta terça-feira (09.05), em Piranhas (sudoeste de Goiás), quando voltava da reconstituição da chacina que aconteceu no último dia 28, e deixou sete vítimas na cidade de Doverlândia.