Páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

PERICIA OFICIAL DE ALAGOAS - O consultor do Ministério da Justiça Alberi Espindula apresentou critérios de pesquisa nacional à diretoria da Perícia Oficial / MAIO 2012

Consultor da Senasp visita Perícia Oficial de Alagoas


O consultor do Ministério da Justiça Alberi Espindula apresentou critérios de pesquisa nacional à diretoria da Perícia Oficial
Por Aarão José
O diretor-geral da Perícia Oficial de Alagoas, Roberto Liberato, reuniu-se, na manhã desta sexta (27), com diretores dos institutos do órgão para receber o consultor do Ministério da Justiça Alberi Espindula. No encontro, foram apresentados os modelos de questionários que serão entregues a técnicos do governo federal responsáveis por um estudo que fará um raio-x da perícia oficial brasileira.
Batizado de Diagnóstico sobre a Perícia Forense no Brasil, a pesquisa irá utilizar os dados da Perícia Oficial alagoana para levantar informações sobre a política de gestão institucional, organização e estrutura. A pesquisa também fará um levantamento dos recursos e das atividades de funcionamento do Instituto de Identificação, do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal de Maceió e Arapiraca.
Para o responsável pela pesquisa em Alagoas, o consultor da Senasp, perito Alberi Espíndula, na reunião foram tiradas dúvidas dos diretores sobre o preenchimento correto das informações nos questionários. “Queremos traçar um mapa do Sistema de Perícias para que o Governo Federal pontue a melhor forma de ajudar cada unidade da federação”, explicou Alberi Espindula.
Alagoas está sendo um dos primeiros estados a receber a equipe do Ministério da Justiça. Para o diretor-geral da Perícia Oficial, a ação demonstra a confiança que a Senasp vem depositando na nova administração do órgão em Alagoas, que em maio completará um ano com várias conquistas e mudanças.
“Alagoas está de portas abertas para o levantamento do governo federal, não temos nada a esconder, até porque entendemos que esse tipo de pesquisa embasará ações de combate à violência no Estado. Avançamos muito nestes últimos 11 meses, licitamos o novo prédio do IML de Maceió, construção orçada em mais de R$ 4 milhões, e já estamos preparando a licitação para construção do novo prédio do Instituto de Criminalística, que também serão construídos com recursos próprios”, frisou.
Participaram da reunião a diretora do Instituto de Criminalística, Rosana Coutinho Freire Silva, a diretora do Instituto de Identificação, Maria Madalena Cardoso da Silva, e o diretor do Instituto Médico Legal de Maceió, Gérson Odilon Pereira. O consultor da Senasp permanecerá em Alagoas até o próximo dia 30. Nesse período, ele ainda fará visitas técnicas aos institutos, incluindo o IML de Arapiraca.