Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

MULHERES NÃO precisarão mais fazer teste físico de barra dinâmica em concursos

Mulheres não precisarão mais fazer teste físico de barra dinâmica em concursos

Candidatas na disputa do Detran e da Polícia Civil deverão realizar teste de barra física estática
Do R7 | 03/05/2012 às 18h30

Publicidade
O TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) acatou o pedido do MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) de proibir a aplicação de teste físico na modalidade barra dinâmica para mulheres nos concursos públicos para agente de trânsito do Detran ( Departamento de Trânsito) e perito criminal da Polícia Civil do DF.

Como acontecia em concursos anteriores da PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) e da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal), as candidatas deverão realizar teste de barra física estática.

De acordo com o pedido do Ministério Público, a exigência dos editais dos dois concursos em relação ao teste físico prejudica as candidatas.
O órgão apresentou dados estatísticos e estudos científicos que demonstram que as mulheres possuem, em média, 1/3 da força muscular dos homens.
E argumentou, ainda, que no último concurso da polícia, no qual foi exigido o teste da barra dinâmica, dos 380 homens que fizeram o teste, 91% foram aprovados. Estatística muito maior que a das candidat.
Das  97 candidatas, apenas 9% conseguiram realizar o teste com êxito.