Páginas

domingo, 6 de maio de 2012

MEDICINA LEGAL- PSICOLOGIA FORENSE -CONGRESSO EM SAO PAULO EM OUTUBRO

Convidados Estrangeiros da 42ª Reunião Anual da SBP e VIII Congresso Ibero-amer

04/05/2012
Gail Goodman Universidade da Califórnia. É consultora do Centro de Avaliação Forense de Agressões Especiais de Sacramento, Califórnia. Com ampla experiência internacional foi professora de Psicologia Forense na Universidade de Oslo, Noruega, durante cinco anos (2001-2006), e Professora Visitante no Laboratório de Psicologia Experimental da Universidade Renée Descartes em Paris por dois anos. Gail é membro honorário de seis divisões da APA (American Psychological Association): Psicologia Experimental, do Desenvolvimento, Psicologia do Estudo de Temas Sociais, Serviços à Família, Criança e Jovens, Psicologia e Direito e Estresse Traumático, sendo membro fundador da APSAC (American Professional Society on the Abuse on Children). O seu nome é citado em diversos artigos, inclusive em decisões da Suprema Corte dos Estados Unidos. Gail coordenou inúmeros projetos de pesquisa, tendo sido membro do corpo editorial de 15 revistas científicas norte-americanas. É autora de inúmeros artigos e outras publicações sobre seus interesses de pesquisa: abuso sexual infantil (memória, trauma e oitiva), Psicologia e Direito e bullying.

Francisco Palmero Cantero. Professor Titular e Catedrático da Universitat Jaume I de Castellón de la Plana, Espanha, faz investigações em Teorias da Emoção e da Motivação, analisando a relação entre processos emocionais e saúde, mais particularmente analisando aspectos de ira e hostilidade e sua relação com a reatividade cardiovascular. Tem 18 livros publicados, 52 capítulos de livros e 55 artigos sobre suas investigações e também sobre Processos Psicológicos Básicos, Motivação Sexual, Violência e Soci edade. Também realizou inúmeras conferências e comunicações em congressos nacionais e internacionais. É membro de sociedades científicas nacionais e internacionais na área de estresse e de pesquisas psicofisiológicas. Consultor e membro de Conselhos Editoriais de revistas científicas nacionais e internacionais na área, sendo Editor da Revista Electrónica de Motivación y Emoción (R.E.M.E.), da Espanha.


José Luis Pais Ribeiro. Prof. Associado com Agregação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Interessado na psicologia da saúde positiva: Professor das disciplinas da área de Psicologia da Saúde e orientador de seminários de mestrado e doutoramento na área da Psicologia da Saúde. Fundador da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS), atual presidente da direção e ex-presidente (por três vezes). Foi Editor da revista da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde.


Carlos Eduardo dos Santos Peixoto. Desenvolveu uma tese intitulada "Avaliação da credibilidade e alegações de abuso sexual de crianças: uma perspectiva da psicologia forense". É professor do Mestrado e Doutorado em Ciências Forenses do Curso Superior de Medicina Legal, na Universidade do Porto, em Portugal. É membro fundador da Sociedade Portuguesa para estudos de criança abusada e negligenciada - SPECAM. Entre outras publicações relevantes destaca-se o artigo "Forensic Interview protocol in child sexual abuse. Why or what for?" publicado pela SPECAN.








Conferências confirmadas:
La emoción de ira y la salud cardiovascular. Francisco Palmero, Universitat Jaume I de Castellón (España).
A adoção de um protocolo de entrevista forense para crianças com suspeita de abuso sexual: a experiência portuguesa. Carlos Eduardo Peixoto, Universidade do Porto.
Conflictos sociales violentos y paz: el papel de los medios de comunicación en la construcción psicosocial (prácticas y discursos) de su legitimidad. Wilson López López. Pontificia Universidad Javeriana.
Los tratamientos psicológicos en trastornos de ansiedad: eficacia, efectividad y eficiência. Francisco Javier Labrador Catedrático de Psicología Clínica Universidad Complutense de Madrid.
La evaluacion de riesgos psicosociales. cuestiones básicas y retos. José M. Peiró IDOCAL. Universidad de Valencia. Presidente e la IAAP.
Acciones para la prevencion de la salud y violencia domestica en mujeres del estado de chihuahua, México. Rosario Valdés Caraveo Escuela Libre de Psicología A.C-Universidad de Ciencias del Comportamiento Chihuahua, Chihuahua, México.
Etologia e Desenvolvimento Vera Silvia Raad Bussab Universidade de SÃo Paulo.
Memória e Abuso Sexual Infantil , Gail Goodman, Universidade da Calif&oacrnia.
Contribuições da American Psychological Association para prevenção da violência. Julia da Silva Director, Violence Prevention Office Public Interest Directorate American.
O futuro da Psicologia da Saúde. José Luís Pais Ribeiro Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde.
Psicologia da Apreciação artística. Jose Lino Bueno. Professor da Universidade de São Paulo, RP.
Cursos:
Funciones y disfunciones de las emociones desde una perspectiva evolucionista. Francisco Palmero, Universitat Jaume I de Castellón (España).
Entrevista Forense para avaliar suspeita de abuso sexual em crianças: o Protocolo NICHD. Carlos Eduardo Peixoto, Universidade do Porto, Portugal.
Quando o Relacionamento Amoroso vai ao Consultório do Psicólogo, Ailton Amélio Silva, Universidade de São Paulo.
Avaliação de treinamento, desenvolvimento & educação. Jairo Eduardo Borges-Andrade. Universidade de Brasília.
A criança e o Direito: Trauma, memória e envolvimento legal. Universidade da Califórnia.
Bases Evolutivas do Comportamento Humano. Briseida Dogo de Resende e Patricia Izar, Universidade de São Paulo.
Relação terapêutica: contribuições da pesquisa e da prática clínica. Roberto Banaco (PUC-SP) e Denis Roberto Zamignani (Paradigma).
Propostas educacionais de Douglas Greer. Sergio Luna, PUC-SP.
O estudo da mente: Considerações epistemológicas a partir de uma perspectiva internacional. Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco.
O Modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade: História, Instrumentos Validados para uso no Brasil e Aplicações. Claudio Huts, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Desenvolvimento Sensorio-Perceptual: Fundamentos, Medidas e aplicações em pesquisa e na clínica psicológica. Marcelo Fernandes Costa, Universidade de São Paulo.
Psicologia Pediátrica. Maria Aparecida Crepaldi, Universidade Federal de Santa Catarina.
A identificação e a intervenção precoces no autismo: Estudos e propostas. Carolina Lampréia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Subsídios teórico-práticos para avaliação e intervenção psicológica em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Luisa Habigzang.
Prevenção e promoção de saúde no quadro da vulnerabilidade e direitos humanos. Vera Paiva (Universidade de São Paulo) e Maria Cristina Antunes (Universidade Tuiuti do Paraná).
Masculinidades e práticas de saúde: uma abordagem psicossocial. Zeidi Araujo Trindade (UFES) e Luiz Gustavo Silva Souza (UFES).
Desempenho escolar e consequências da exposição à violência na infância. Julia da Silva Director, Violence Prevention Office Public Interest Directorate American.
Data e Local:
17 a 20 de Outubro de 2012
Sheraton WTC Hotel, em São Paulo-SP