Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

ACONTECEU EM CUIABA

Profissionais da perícia forense do Brasil participam de seminário da Politec em Cuiabá


Mais de 70 profissionais dos órgãos da perícia forense do Brasil participam do IV Seminário Nacional de DNA e Laboratório Forense, realizado pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), em Cuiabá. A abertura oficial do evento foi realizada nesta quarta-feira (09.05), no Hotel Palace Mato Grosso.

Durante três dias, peritos criminais que atuam na área de DNA e Laboratório Forense irão trocar experiências e repassar novos conhecimentos para proporcionar um trabalho de qualidade para a sociedade.

O vice- presidente dos Dirigentes Gerais de Perícia, Humberto Jorge de Araujo, diz que o evento é uma oportunidade para formar multiplicadores. “O seminário vai tratar de ciência, técnica e aperfeiçoamento do trabalho de perícia criminal. É uma oportunidade para renovar os nossos conhecimentos”, falou.

Além disso, o seminário tem como objetivo incentivar a pesquisa da perícia criminal, divulgar a produção científica da perícia criminal nas áreas de DNA e laboratório forense, integrar os peritos oficiais do Brasil e fomentar a importância da atuação da perícia criminal na promoção da justiça e da cidadania.

Para o presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Iremar Paulino da Silva, o profissional mais capacitado prestar melhor serviço à sociedade. “Não tem como prestar um serviço de qualidade se não estivermos plenamente capacitados”, ressaltou.

Em Mato Grosso, a Politec conta com uma estrutura moderna de perícia forense que abriga diversos laboratórios, entre eles, o de DNA. “Inauguramos o laboratório de DNA, em 2010, e desde então conseguimos alcançar diversos resultados positivos para os trabalhos de investigação que ocorreram no Estado”, destacou o diretor geral da Politec, Rubens Okada.

O secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, disse que o Governo do Estado planeja melhorar ainda mais a estrutura da Politec em Mato Grosso realizando a reforma do complexo da instituição e a inclusão de novos profissionais até 2014.
Ainda na abertura dos trabalhos foi realizado um minuto de silêncio em homenagem aos peritos criminais que ocupavam o helicóptero da Polícia Civil de Goiás que caiu nesta terça-feira (09.05), em Piranhas (sudoeste de Goiás), quando voltava da reconstituição da chacina que aconteceu no último dia 28, e deixou sete vítimas na cidade de Doverlândia.
Confira a programação do evento:
10/05 (quinta-feira)
08h30 – Palestra com Janyra Oliveira Costa (Laboratório de Entomologia Forense - Rotina e pesquisa)
09h30 – Palestra com Regina do Carmo Pestana de Oliveira Branco (Análises de Amostras Forenses por Espectroscopia Raman)
10h30 - Coffe Break
10h45 – Palestra com Gustavo Lucena Kortmann
11h15 – Palestra com Vanduir Soares de Araújo Filho (Exames de paternidade forense: fazer ou não fazer a análise matemática dos resultados de exclusão)
12h – Almoço
14h – Palestra com Marcos P. Passagli (Análise toxicológica sistemática)
15h – Palestra com Leonor Gusmão (Relevância dos marcadores dos cromossomos sexuais em identificação genética)
16h- Coffe Break
16h-  Palestra com Luciellen d’Avla Giacomel Kobachuk (Estudo
de freqüência alélica de dez lócus STRs de cromossomo X na população do Estado do Paraná e sua contribuição na identificação humana)
16h30 - Palestra com Ian Marques Candido (Comparação entre as técnicas de extração de DNA em ossos humano por partículas magnéticas e coluna de sílica)
17h05 - Palestra com Reginaldo Rossi do Carmo ( Identificação de animais silvestre de interesse criminal da fauna mato-grossense por meio de DNA mitocondrial)
17h 30- Palestra com Juliana Corrêa da Silva Aigner de Souza ( Do Luminal ao DNA: consolidação de um protocolo abrangente e partir de resultados efetivos em suposto homicídio)

11/05 (sexta-feira)
08h30 - Palestra com Daniel Corach ( Procurando informação do fenótipo a partir de pesquisas de DNA)
09h30 - Palestra com Samuel T. G.Ferreira (DNA e identificação de vítimas de desastre)
10h30 - Coffe Break
10h45 - Palestra com Girlei Veloso Marinho ( Cadeia de custódia da prova criminal)
11h15 - Palestra com Karla Angélica Alves de Paula ( Aplicação de análise forense de marcadores Y_ STRs na identificação de estuprador que seria excluídos pela análise isolada de STRs autossômicos)
12h Almoço
14h - Palestra com Arthur Estivalet Svidzinski (Análise de marcadores de STRs dos cromossomos de X em teste de paternidade onde os supostos pais são indivíduos relacionados)
14h30 - Palestra com Gustavo Daltro ( Estrutura populacional em amostras do DF de diferentes estratos socioeconômicos)
15h - Palestra com Taís Cestari de Brito ( Pesquisa de sêmen através da identificação a proteína semenogelina e do antígeno específico em amostra de agressão sexual)
15h30 - Palestra com Terezinha de Jesus Brabo Ferreira Palha ( Haplótipos Y-STRs da população brasileira: um banco de dados para aplicações em análises forense)
15h50 - Coffe Break
16h10 - Palestra Institucional (senasp)
17h - Encerramento


Fonte: LUZIA ARAUJO-ASSESSORIA/Sesp-MT