A
16ª Delegacia de Polícia, que atende toda a Barra da Tijuca, receberá,
no segundo semestre, uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) e uma
unidade do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). As salas
serão montadas em um prédio anexo à delegacia, na Praça Desembargador
Araújo Jorge, na Barrinha.
O novo posto do ICCE despachará pedidos das quatro delegacias da
região: a 16 (Barra), a 32 (Taquara), a 41 (Tanque) e a 42 (Recreio dos
Bandeirantes).Para funcionar, o ICCE precisará receber viaturas, recursos humanos (peritos criminais), computador com sistema de controle operacional - sistema de comunicação que integra todas as delegacias -, além de outros objetos necessários à investigação, como máquina fotográfica, câmera de vídeo e telefones celulares.
Depois de montada a sala do instituto de criminalística, peritos criminais estarão aptos a realizar exame local em casos de acidente de trânsito com vítimas e investigarão crimes contra o patrimônio residencial e comercial, como arrombamentos, furtos e roubos. Nesses casos, eles farão a reprodução do local do crime. Outro benefício que o ICCE trará é a possibilidade da delegacia conseguir um laudo prévio após a apreensão de entorpecentes.
- Tudo isso poupa o tempo no atendimento às vítimas e facilita nosso trabalho - explica Carlos Henrique Machado, delegado responsável pela 16 DP.
Com o IML à disposição da delegacia da Barra, os peritos legistas poderão realizar autópsias, exames de corpo de delito e demais perícias, como exames de lesão corporal; constatação de embriaguez ou intoxicação por substância de qualquer natureza; constatação de violência sexual, sanidade mental, constatação de idade e constatação de doença sexualmente transmissível.
Atualmente, tanto o instituto de criminalística quanto o IML funcionam apenas no Centro da cidade.
O delegado Machado explica que a instalação dessas unidades é uma reivindicação antiga dos moradores da região. O anexo foi construído em 2011, com o auxílio da Associação Comercial e Industrial da Barra (Acibarra).
- Hoje gastamos mais de uma hora no atendimento a vítimas da Barra. Com as duas unidades aqui, ganharemos agilidade na solução dos sinistros. Economizaremos tempo e dinheiro para os dois institutos - diz o delegado.
O órgão da Polícia Civil responsável pelo controle e pela administração das duas instituições será o Departamento Geral de Polícia Técnica e Científica.
http://br.noticias.yahoo.com/per%C3%ADcia-bem-pr%C3%B3xima-barra-100000930.html