Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

MATO GROSO DO SUL - PONTA PORÃ PERICIAS E IDENTIFICAÇÃO

2 de abril de 2012, às 11:58

Ponta Porã terá unidade regional de perícias e identificação


A Prefeitura de Ponta Porã firmou uma parceria com o Governo do Estado para garantir a construção de uma nova unidade da segurança pública, oferecendo à população os serviços de identificação, pericia e medicina legal. A unidade regional de pericias e identificação será construída num imóvel doado pela Prefeitura, ao lado do atual Instituto Médico Legal.
Secretários Helio Peluffo Filho e Wantuir Jacini no local onde será construída a nova unidade de segurança pública - Foto: Thiago Salvador
Secretários Helio Peluffo Filho e Wantuir Jacini no local onde será construída a nova unidade de segurança pública - Foto: Thiago Salvador
O secretário de segurança pública, Wantuir Jacini, esteve na cidade na semana passada. Ele foi recebido pelo secretário de Infraestrutura, Helio Peluffo Filho que, em nome do prefeito Flávio Kayatt, garantiu a parceria para que a nova unidade seja construída rapidamente.
Jacini, acompanhado por técnicos da Secretaria e pelos comandantes das polícias  Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, esteve no imóvel que está sendo repassado ao Estado.
Segundo ele, a nova unidade vai centralizar os serviços de identificação e de perícias, ampliando ainda as instalações do IML. “Estamos atendendo uma solicitação do prefeito Flávio Kayatt. Ponta Porã é uma cidade importante no contexto de Mato Grosso do Sul e, portanto, a segurança pública precisa contar com uma estrutura que ofereça boas condições de atendimento à população e de trabalho para os nossos profissionais”, afirmou Jacini.
Segundo ele, existe necessidade urgente da definição da doação do terreno para o Governo do Estado porque a verba para a obra já foi viabilizada junto ao Governo Federal: “nosso prazo é curto. Termina neste mês de abril”.
No novo prédio, que deverá estar concluído até o final do ano, devem funcionar o Instituto de Identificação, o Instituto Médico Legal (IML), a Perícia Criminal e a Perícia Laboratorial. A nova unidade vai garantir maior agilidade na solução de crimes ocorridos na região de fronteira.
Hoje, muitos exames são concluídos em Campo Grande, a partir da coleta de amostras de materiais na fronteira.  Com a unidade regional totalmente equipada, as autoridades policiais ganharão tempo precioso para a obtenção de provas e evidências nas investigações criminais.
O secretário Helio Peluffo Filho afirmou que o prefeito Flávio Kayatt deverá solicitar rapidamente à Câmara Municipal a autorização para que o Município possa efetivar a doação da área e, a partir daí, viabilizar as condições para que o Governo do Estado construa o prédio.