Páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

1º Curso de Especialização em Perícias Criminais para Militares da Marinha

Acadepol Encerra 1º Curso de Especialização em Perícias Criminais para Militares da Marinha
24/04/2012 19:50:05 (277 leituras)
Trinta oficiais e praças da Marinha do Brasil concluíram, nesta segunda-feira (23)  na Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”, o 1º Curso de Especialização em Perícias Criminais para Militares da Marinha do Brasil.
O curso visa oferecer subsídios teóricos e práticos para que os alunos possam identificar, coletar e custodiar, adequadamente, as peças que serão objeto de exames periciais. A partir de então, poderão compor os Núcleos de Polícia Judiciária Militar que a MB pretende instalar.
O delegado de polícia diretor da Acadepol, Paulo Afonso Bicudo, destacou que durante os três meses de aprendizado, os militares tiveram a oportunidade de estar em contato com professores da Acadepol,especialistas nas  áreas de ensino, como documentoscopia,papiloscopia, acidentes de trânsito, toxicologia, cadeia de custódia, entre outros.
“Aprendemos muita coisa, e a qualidade dos professores é excelente. A Academia da Polícia Civil de São Paulo é referência no Brasil” elogiou o comandante Pedro Paulo Tavares, do 5º Distrito Naval do Rio Grande do Sul. O mesmo sentimento foi compartilhado pelo comandante José Silvio Fonseca, do 8º DN de São Paulo: “A recepção e acolhida na Acadepol será inesquecível”, reforçou.
Funcionamento dos Núcleos
O Núcleo de Polícia Judiciária Militar tem o objetivo de criar uma estrutura que permita a redução da dependência dos órgãos externos incumbidos da atividade policial, bem como promover a agilidade e a eficiência dos procedimentos que visam identificar a materialidade e a autoria dos crimes militares. Alguns desses núcleos ainda estão em desenvolvimento, como o de São Paulo. A partir do curso os militares estarão qualificados a realizar perícias em suas áreas de atuação.

por Rina Ricci                                                                                 Fotos: Assessoria de Comunicação do 8°Distrito Naval