Pinto da Costa ensina toxicologia forense na Universidade do Minho
POR
José Paulo Silva
O ex-director do Instituto de Medicina Legal do Porto iniciou ontem, na Escola de Direito da Universidade do Minho (UMinho), a quarta edição do curso de Medicina Legal, este ano subordinado ao tema ‘Toxicologia Forense’, uma área que, na opinião de José Pinto da Costa, conta com poucos especialistas em Portugal.
Centena e meia de estudantes e profissionais estão inscritos no curso organizado pela Associação Europeia de Estudantes de Direito (ESLA) da UMinho.
Daniela Cardoso, dirigente da ESLA UMinho, regista que esta edição, à semelhança das anteriores, visa colmatar “falhas que existem nos planos de estudos”.
Para além de alunos de Direito, o curso de Medicina Legal, que decorre até 13 de Março, é frequentado por estudantes de outras licenciaturas, como Medicina e Psicologia.
No curso que ontem se iniciou, Pinto da Costa aborda temas como a ‘abrangência da toxicologia forense’, ‘intoxicação pelo monóxido de carbono’, ‘problemas ligados ao álcool’, ‘repercussão humana das drogas leves’, ‘repercussão humana das drogas du ras’, ‘intoxicação por medicamentos’, ‘intoxicação por metais pesados’ e ‘intoxicação por anestésicos’.
Ao ‘Correio do Minho’, este reconhecido médico legista destacou a vantagem que existe para os futuros advogados, juízes ou magistrados do Minis-tério Público dominaram conhecimentos científicos sobre os efeitos de determinadas substâncias no corpo e comportamento humanos, por força a aplicarem mais correctamente a Justiça.
José Pinto da Costa regista um interesse crescente da Medicina Legal entre os estudantes universitários.
O sucesso dos cursos organizados pela ELSA UMinho levou a Faculdade de Direito da Universidade do Porto a convidar Pinto da Costa para idênticas acções de formação.
A 21 de Março, Pinto da Costa regressa à UMinho para uma conferência sobre ‘Profiling-perfil criminal’.
A ELSA é uma plataforma de aprendizagem que procura estabelecer laços entre os diferentes países e contactos profissionais a nível europeu. Foi fundada em 1981 por cinco alunos de Direito da Áustria, Hungria, Polónia e Alemanha.