Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

MANAUS -Demora na entrega de laudo por IML de Manaus gera reclamação

Demora na entrega de laudo por IML de Manaus gera reclamação

Doméstica afirma que há 5 meses tenta descobrir a causa da morte do filho
Manaus - Abalada com a morte do filho de 16 anos de idade, há cinco meses, a empregada doméstica Maria José Fernandes de Lima, 40, espera a emissão do laudo necropsial pela Polícia Civil do Amazonas para descobrir a causa da morte do adolescente. “Ele faleceu no dia 1º de outubro do ano passado e desde então convivo com a dúvida e a espera”, contou.
A morte do adolescente, de causa desconhecida, está registrada no 2º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul.
Segundo a doméstica, nos últimos cinco meses, a família já recorreu pelo menos dez vezes ao 2º DIP e ao Instituto médico Legal (IML), sem sucesso em busca do laudo. “Na delegacia informam que o laudo é entregue no IML e vice-versa”, afirmou explicando que precisa desse documento.
Segundo o diretor do IML, o perito criminal legista Sérgio Peixoto, o problema relatado pela doméstica é pontual e que os peritos têm prazo legal de dez dias, prorrogáveis pelo mesmo período, para concluírem o laudo. “Dependendo do tipo de morte é necessária a solicitação de exames que realmente podem demorar, como neste caso, mas garanto que para São Paulo não foi”, esclareceu.
Peixoto ressaltou ainda que após ser concluído, o documento é encaminhado à Delegacia Geral (DG) para ser distribuído aos DIPs. “O laudo necropsial é realizado quando há solicitação do delegado, em caso de morte violenta e direcionado a um setor na delegacia geral”, disse.
Demanda
Conforme o diretor, uma média de cem a 150 laudos necropsiais são efetuados mensalmente, pelo IML. No total, 35 peritos atuam no IML, sendo cinco por plantão.
O IML é responsável por prestar serviços de Polícia Científica na área de Medicina Legal, executando necrópsias, exames de corpo de delito, confecção de retratos falados e etc.
 http://www.d24am.com/noticias/amazonas/demora-na-entrega-de-laudo-por-iml-de-manaus-gera-reclamacao/54418