Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Publicado em: 17/01/2012 09:49:50
Rodrigo Pimentel dá dica: ´Se o banco ligou para você, é fraude´


Comentarista alerta para fraudes em operações bancárias por telefone e fala sobre a situação da perícia criminal de Alagoas.

São 1,6 bilhões de operações telefônicas por ano na rede bancaria brasileira. São transferências, consultas e outras operações. A grande dica, o que funciona mesmo é: você ligou para o banco, você pode oferecer sua senha. Se o banco ligou para você, é fraude. Em 100% dos casos é fraude. O banco é sempre responsável pela perda de dinheiro do cliente.
Alagoas precisaria ter 600 peritos e tem em torno de 40
Fui deselegante na segunda (16) com os peritos de Alagoas. Evidente que os peritos são profissionais concursados, motivados. O problema sempre é do Estado. Alagoas hoje é o estado do Brasil com maior índice de homicídios, com 60 homicídios para cada 100 mil habitantes. É o estado mais violento do Brasil.
Um delegado só consegue finalizar um inquérito policial se tiver o relatório da perícia. Alagoas precisaria ter hoje 600 peritos e tem em torno de 40. No mês passado, o IML de Alagoas tinha 16 corpos e um perito de plantão no final de semana.
Existe um empenho dos peritos, no entanto, não é prioridade para o governo do estado. O governo federal hoje está ajudando o estado com o que pode. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) escolheu Alagoas para apoiar com equipamentos, com equipes de tarefas para resposta, para apoiar a perícia. No entanto, muito se espera de Alagoas ainda na área de perícia criminal.
O Ministério Público de Alagoas chegou a pedir o fechamento do IML, o prédio existe a 80 anos, emprestado da universidade federal, e está sem geladeira, sem condição de funcionar. Existe uma tensão hoje, nós sabemos, mas é resultado de anos de descaso com a perícia local.
  http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=131806