Investigação criminal: Perícia Forense de Iguatu recebe instrumentos modernos
Sábado, 17/12/2011 J. Guedes
Instrumentos de investigação que contribuirão substancialmente para elucidação de crimes (Foto: J. Guedes)
O núcleo da Perícia Forense da Região Centro-Sul sediada em Iguatu acaba de receber da Secretaria Nacional de Segurança Pública
– SENASP, Ministério da Justiça, modernos instrumentos de investigação que contribuirão substancialmente para elucidação de crimes mais complexos aumentando as chances de chegar a sua autoria.
Trata-se de uma maleta preparada para acomodar um conjunto de elementos que serão de grande importância para efetuar a coleta de vestígios em locais de acontecimentos delituosos, como: crimes contra a pessoa, contra o patrimônio, exames de acidentes de trânsito, engenharia legal, incêndios, perícias ambientais e outros.
O diretor administrativo do Núcleo de Perícia Forense da região Centro-Sul, em Iguatu, Dr. Idelci Uile Costa, que também é supervisor do Núcleo de Perícia Criminal, afirma que haverá grande melhora na investigação, mas, para que isso ocorra será indispensável a preservação do local de crime. Para ele, “a curiosidade de populares ingressando inadvertidamente nos locais dos fatos, ou, até mesmo os comerciantes que têm seus estabelecimentos arrombados, e que, na ânsia de avaliarem logo os seus prejuízos ali adentram antes da perícia, quase sempre inviabilizam a coleta de vestígios e assim dificultam a identificação dos autores dos delitos”.
Dentre outros objetos de investigação científica recém-chegados destacam-se: um netbook, câmera fotográfica, trena eletrônica, lupa, GPS, paquímetro digital, pós fluorescentes e magnéticos para revelação de impressões digitais e um kit com óculos especiais e luzes forenses projetadas para serem utilizadas na cena de crime.
Conforme o Dr. Idelci, o kit mencionado consiste em oito lanternas especiais montadas em maquinário de alumínio que operam em frequências individuais e se destinam à varredura de locais de crimes. Ao se utilizar os óculos adequados a cada lanterna, alguns comprimentos de ondas são bloqueados e a visualização do vestígio é otimizada, permitindo que se veja partículas de interesse forense nem sempre detectáveis pelo olho humano, como fios de cabelo, unhas, fibras, fluidos corporais, manchas de sangue, impressões digitais e outros elementos de interesse pericial.
Como este equipamento de investigação destina-se a cada Núcleo de Perícia Criminal, oito municípios da PEFOCE da região Centro-Sul serão beneficiados por fazerem parte das localidades atendidas pelo Perito Criminal local. Aqui, os municípios que serão beneficiados com esta tecnologia são Iguatu, Várzea Alegre, Acopiara, Cariús, Saboeiro, Quixelô, Jucás e Antonina do Norte. Outros municípios do interior do Estado também serão atendidos por instrumentos semelhantes, mas recorrerão aos Núcleos de Perícia Criminal aos quais estão vinculados administrativamente.
http://www.maisfm.org.br/iguatu/9275-investigacao-criminal-pericia-forense-de-iguatu-recebe-instrumentos-modernos