Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Centro de Perícias realiza I Encontro de Perícia Oficial no Estado do Pará - Brasil

Centro de Perícias realiza I Encontro de Perícia Oficial no Pará

Data: 07/12/2011 às 08:00
Expiração: 07/12/2011 18:00:00
Local: Centro de Convenções Computer Hall
Endereço: Antônio Barreto, nº 1176, entre 9 de Janeiro e Alcindo Cacela, Umarizal.
Contatos: Nil Muniz - Ascom CPC RC - 9100-4007
O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves será o anfitrião do I Encontro de Perícia Oficial no Pará, cujo tema é “Fortalecer a perícia é promover a Justiça e a Segurança Pública” e que acontecerá nesta quarta-feira, 7, a partir das 8h, no Centro de Convenções Computer Hall. O evento, que comemorará o Dia do Perito e os 120 anos da Perícia Oficial, reunirá peritos estaduais e federais em palestras e mesas redondas para debater os rumos do setor no país.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a Associação de Peritos Oficiais do Estado do Pará (Aspop) e a Associação Nacional de Peritos Criminais Federais (APCF) são os parceiros do Centro de Perícias no evento que promete discutir temas relacionados à Perícia Oficial, à Segurança Pública e as formas com que esses setores encontram soluções para auxiliar a justiça no combate à criminalidade.
A programação do encontro inclui as mesas redondas “A importância da perícia para a promoção da justiça: desafios e perspectivas”, que reunirá peritos, representante da Segup, do Tribunal de Justiça e da Promotoria do Estado do Pará e “As ciências forenses e a mídia”, tendo como convidado um jornalista paraense que discutirá, juntamente com peritos criminais, a relação da perícia criminal e os veículos de imprensa.
Entre as três palestras programadas, o público assistirá uma voltada especialmente para debater o papel da academia na formação pericial. A Dra. Aline Thais Bruni, professora da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Ciências Forenses apresentará “O papel da Universidade para o desenvolvimento da criminalística”.
Duas apresentações da programação prometem aguçar a curiosidade do público, pois tratarão de casos de repercussão atuais na perícia nacional e internacional, como o desabamento do edifício Real Class e um acidente aéreo da empresa TAM. O perito criminal Orley Cruz, que integrou a equipe de peritos que atuaram no caso do desabamento, apresentará a palestra “Perícia de desabamento do prédio Real Class”, com explicação de dados técnicos detalhados sobre como foi realizada a perícia no desabamento, que vitimou três vítimas fatais em janeiro desse ano, em Belém.
O perito criminal federal Alan Lopes, do Instituto Nacional de Criminalística (INC) traz a Belém a palestra “A perícia em acidentes aeronáuticos: caso TAM JJ3054”, acidente que em 2007 vitimou 187 passageiros com a aterrissagem mal sucedida do Airbus A320-233, no Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo. Além da classe pericial, o I Encontro de Perícia Oficial no Pará também reunirá representantes de Secretarias de Estado, de órgãos de Justiça, entidades de classe e universitários, com o objetivo de pluralizar os debates acerca dos temas abordados.

 http://www.agenciapara.com.br/pauta.asp?id_pauta=3347