Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

DISTRITO FEDERAL - Concurso prevê 44 vagas para perito criminal

Fundação Universa ferá concurso da Polícia Civil
Concurso prevê 44 vagas para perito criminal

Mariana Rosa
mariana.rosa@jornaldebrasilia.com.br

A Polícia Civil do Distrito Federal anunciou hoje, no Diário Oficial do Distrito Federal, a escolha da Fundação Universa como organizadora do próximo concurso público do órgão. O certame proverá 14 cargos de perito criminal, atualmente vagos. Além da formação de cadastro de reserva para 44 candidatos ao mesmo cargo. A Universa foi escolhida sem a necessidade de licitação.

O diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol), Sérgio Barbosa, espera que a Fundação Universa realize todas as fases do certamente o mais rápido possível, tendo em vista a necessidade de recompor o quadro de pessoal da Polícia Civil. “Eu apostaria que até o final de setembro, início de outubro, o edital seja publicado”, opina.

Segundo o diretor, o grande número de vagas para cadastro de reserva provém da quantidade de aposentadorias previstas para os próximos anos. “O Distrito Federal praticamente dobrou a população e o quadro de peritos é o mesmo desde 1993, com 201 funcionários no cargo. E ainda, teremos de 2012 a 2013, cerca de 70 pedidos de aposentadoria”, revela.

Inclusive, o Sinpol enviou ao governador Agnelo Queiroz um pedido para que o quadro de diversos cargos dentro da Polícia Civil, como delegados e escrivãs, fossem dobrados. O motivo, além do crescimento da população do DF, são os eventos que a cidade receberá como a Copa do Mundo de 2014. “O governador já acatou o nosso pedido. Agora, esperamos que o Congresso Nacional e a presidente Dilma sancionem o projeto” afirma Barbosa.