Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Centro de Perícias de Marabá participa de documentário internacional

Centro de Perícias de Marabá participa de documentário internacional

Profissionais do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves participaram, na tarde da última quarta-feira, 13, em Marabá, de um documentário que está sendo produzido pela filial inglesa da TV Al Jazeera sobre a história do casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, assassinado em maio desse ano no município de Nova Ipixuna do Pará.

Desde o dia 10 de julho, a equipe de TV, composta pelos jornalistas ingleses Tom Phillips e Gabriel Elizondo, além do cinegrafista peruano Guillermo Galdos e da jornalista e produtora colombiana Maria Helena Romero, vem refazendo os últimos passos dos ambientalistas antes da emboscada que os vitimou. O grupo já gravou com familiares, amigos e técnicos envolvidos no caso, principalmente os peritos criminais, que foram peça fundamental no detalhamento da cena do crime.


Nas filmagens, os jornalistas pontuaram o trabalho científico realizado pela Perícia Criminal do Estado, desde a análise de Local de Crime, identificação e coleta de vestígios encontrados na cena, a forma como se deu o assassinato e parte da necrópsia dos corpos pela Medicina Legal, que apontou a causa das mortes.

Em aproximadamente quatro horas de filmagem, o perito criminal José Augusto Andrade, escolhido pela equipe para detalhar as análises feitas pelo CPC, mostrou o trabalho minucioso realizado pela equipe. A partir de fotografias da cena do crime, exames de balística, o croqui do local e das peças recolhidas durante o trabalho pericial, assim como os laudos necroscópico e de criminalística, a reportagem vai mostrar os avanços da investigação.

A Unidade Regional do CPC de Marabá é composta por seis médicos legistas e 19 peritos criminais com formação em diversas áreas, como estatística, engenharia civil, contabilidade e engenharia da computação, entre outras. A unidade atende as demandas periciais de Marabá e de outros municípios, até mesmo áreas rurais e vicinais de difícil acesso, como foi o caso do assassinato em Nova Ipixuna.

As perícias realizadas pelo CPC Renato Chaves em Marabá são as de Lesão Corporal, Sexologia Forense e Necropsia pelo Instituto Médico Legal (IML). Já o Instituto de Criminalística disponibiliza as perícias de Local de crime, Danos ao Patrimônio, Toxicologia, Veicular, Ambiental, Engenharia Legal e Balística Forense. Atualmente, a unidade trabalha na implantação de um setor especializado em Perícias Genéricas e Fonética Forense, que também foram utilizadas na apuração pericial no caso de Nova Ipixuna.

Nil Muniz - Ascom/CPC Renato Chaves

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=80358