Páginas

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Projeto de perito ganha reconhecimento

Geral - 30/03/2010 - 11h21

Projeto de perito ganha reconhecimento do Inmetro e é enviado para todo o País










Por Redação Pantanal News/Notícias.MS
Edemir Rodrigues
recurso

Campo Grande (MS) – O projeto sobre a implantação de sistema de gestão da qualidade na Coordenadoria Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul, elaborado pelo perito criminal Nelson Fermino Junior, ganhou reconhecimento do Instituto de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro). Com nota final de 9,95, o projeto foi parte integrante de um curso de Metrologia Forense de nível básico oferecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e contou com a participação de peritos de 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. 
Nelson Fermino Junior atua no Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (Ialf), da Coordenadoria Geral de Perícias. O perito participou do curso de metrologia forense no mês de junho do ano passado no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro e ao final os participantes deveriam elaborar um projeto de implantação de sistema de qualidade em cada unidade de perícia que atuam. 
O Inmetro levou em conta os trabalhos que seguiram as especificações da norma ABNT/NBR ISO 17.025 que traz requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. O Ministério da Justiça e o Inmetro firmaram termo de cooperação técnica para utilizar tecnologias modernas de investigação criminal para melhoria dos serviços forenses realizados pelos órgãos de perícia. A metrologia padronizada para todo o País e a certificação das unidades de perícia são novidades. 
“Montei um projeto básico para a gestão de qualidade na Coordenadoria Geral de Perícias. Mostrei que forma poderia ser implantada essa gestão, as etapas, documentos necessários, como atingir os requisitos da nova norma, investimento em equipamentos e treinamento de pessoal”, informou. 
O perito criminal informou que o projeto foi analisado por dois avaliadores do Inmetro e conquistou a média final de 9,95. Diversos tópicos foram verificados como a aplicabilidade do projeto para a realidade do estado; uso de material bibliográfico; aplicação correta dos conceitos metrológicos apresentados no curso e profundidade com que o tema foi trabalhado. Os avaliadores examinaram também a correlação com modelos utilizados por outros países, apresentação e formatação do projeto.
“O projeto também solicitava um breve histórico sobre a realidade da Coordenadoria Geral de Perícias do estado. Desta forma criei alternativas para atingir os requisitos para a implantação desta norma”, disse. O projeto será encaminhado para todos os estados como sugestão para servir de base em cada órgão. 
  Avanços
Nelson Fermino Junior fez questão de ressaltar no breve histórico da realidade da Coordenadoria Geral de Perícias do estado que muito já se avançou. “Por muito tempo a perícia ficou esquecida e não deram a devida importância. A partir do atual governo melhoramos no aspecto técnico e estamos evoluindo bastante. Temos ainda um caminho longo para trilhar e já temos vários trabalhos sendo executados para a metrologia padronizada que independem de equipamentos”, adiantou.

O perito explica ainda que para atender os novos requisitos da norma é preciso levar em consideração aspectos importantes como o treinamento de pessoal, estrutura predial e a chegada de novos equipamentos. “O objetivo é que toda a estrutura de perícia criminal tenha selo de qualidade do Inmetro e os estados precisam ir se preparando porque a exigência da padronização será feita num prazo de um ano e meio”, ressalta.
 Fermino Junior ressalta ainda que esta padronização trará resultados mais confiáveis nos laudos de perícias criminais com mesma metodologia de exames e consequentemente com as mesmas conclusões. “Esta padronização vai dar retorno para a sociedade sem questionamentos. Os laudos de perícia vão sair com o selo do Inmetro”, afirma.
O mesmo projeto foi transformado em artigo científico e conquistou o segundo lugar no V Prêmio sul-mato-grossense de Gestão Pública, que na edição do ano passado teve o tema “Melhoria de Desempenho no Serviço Público”. O prêmio foi entregue ao perito criminal pelo governador André Puccinelli.

http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=50824