Recife sedia congresso de peritos
O X Congresso Brasileiro de Identificação, Perícias Papiloscópicas e Necropapilóscopicas, que segue até hoje, motivou o pronunciamento do 2º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Sebastião Rufino (PSB). No Pequeno Expediente, o socialista enfatizou o importante trabalho desenvolvido pelos profissionais do segmento.
Os papiloscopistas são responsáveis pela emissão dos registros de identidade dos brasileiros e pela coleta e checagem de impressões digitais. Com o material, como observou Rufino, é possível identificar autores de investidas criminosas e fazer o reconhecimento de mortos. “Em Pernambuco, por exemplo, a identificação de 18 vítimas do acidente aéreo com o voo 447 da Air France somente teve êxito graças ao empenho desses profissionais”, ressaltou.
Sobre o encontro, organizado pela Associação dos Peritos Papiloscópicos Policiais Civis do Estado de Pernambuco e pela Federação Nacional de Peritos Papiloscopistas (Fenappi), o deputado salientou que a escolha do Recife se deu em razão da celebração dos cem anos do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB). É a segunda vez que a Capital pernambucana sedia a reunião, que ocorre a cada dois anos. “A primeira foi em 1996, mas, devido ao centenário do IITB, não poderíamos deixar de sediá-la novamente”, acrescentou. O Congresso teve início no último dia 21, no Recife Praia Hotel, no Pina.
A instituição é vinculada à Secretaria de Defesa Social (SDS) e, afora a responsabilidade de emissão de RGs e de identificar corpos, libera documentos de antecedentes criminais e confecciona retratos-falados. Hoje, o quadro do IITB é composto por 200 funcionários que, mensalmente, emitem 77 mil cédulas de identidade. “Temos avançado tanto do ponto de vista tecnológico que, em breve, teremos um cadastro nacional unificado de identificação, no qual estarão inseridas as digitais dos cidadãos de todos os Estados da Federação”, informou.
http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2009/out/legi08