Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

Homenagem ao Dr Norberto da Silva Gomes

19/11/2010

17/11/2010 17:53
O presidente da Comissão de Perícias Forenses da OAB SP, Norberto da Silva Gomes, receberá no dia 30 de novembro, às 10 horas, no 4 Batalhão de Infantaria Leve, a Medalha do Cinquentenário das Forças Internacionais de Paz da ONU, pelo trabalho desenvolvido e dedicado à vida militar, comprometimento com a sociedade paulista e culto à paz mundial.
 A Comissão de Perícias Forenses foi empossada pelo  presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso,  no dia 28 de outubro . No evento, o presidente   parabenizou os empossados, destacando que dada a competência e o compromisso já conhecidos daqueles que propuseram a criação desta nova Comissão, o projeto foi aceito pela direção da OAB SP.
  Para D´Urso, a importância do trabalho que será realizado se concretiza nas dificuldades que os operadores do direito enfrentam ao recorrentemente ter pela frente laudos e estudos técnicos, “todos aqueles que advogam e já tiveram uma ação de indenização, todos aqueles magistrados que já enfrentaram um laudo pericial, todos aqueles que tiveram uma ação criminal que dependia de um trabalho técnico feito por cientistas, certamente tiveram dificuldade em interpretar estes documentos”, completou D´Urso. “Essa comissão estabelecida pela OAB SP é pioneira no Brasil”, destacou Norberto da Silva Gomes, que considera o trabalho que será desenvolvido de suma importância para o dia a dia da advocacia paulista, especialmente na área criminal, “tendo em vista a complexidade dos crimes que estão sendo praticados atualmente, há a necessidade do desenvolvimento técnico-científico do advogado também”, explicou. A Comissão de Estudos sobre Perícias Forenses da OAB SP não é formada apenas por advogados “apaixonados pela ciência criminal”, mas também por médicos legistas, psiquiatras, entomologistas forenses e um desembargador.
Mesmo antes de empossados, os componentes da comissão já haviam iniciado suas atividades, o que resultou na organização de dois eventos que trarão conhecimento para advogados e outros interessados que venham a participar. Um deles é a palestra “Medicina Legal no Estado de São Paulo – Passado, Presente e Futuro”, de Roberto Souza Camargo (Professor Livre Docente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP; Diretor Geral do Instituto Médico Legal de São Paulo), no dia 17 de novembro – mais informações no site www.oabsp.org.br ; sessão Cultura e Eventos.
Homenagem
O presidente da Comissão de Estudos sobre Perícias Forenses, Norberto da Silva Gomes, dedicou a posse ao presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, homenagem que Gomes prestou em reconhecimento às nobres atitudes de Canton Filho diante da necessidade de socorrer um colega advogado que passou por problemas de saúde durante o XXXIII Colégio de Presidentes de Subseções da OAB SP, em Atibaia. “Eu conheci o Canton, naquele exato momento, correndo de cima para baixo carregando um homem de mais de 140 quilos, acionando a UTI e nós salvamos o pai de uma criança”, relatou Gomes emocionado.
De forma singela, o presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, aceitou e agradeceu pela homenagem prestada, mas enfatizou, de maneira bastante modesta, que a atitude tomada por ele diante do episódio citado “foi o que qualquer pessoa de bem faria”. Canton Filho ainda retribuiu à homenagem declarando-se “muito feliz de ver o doutor Norberto ser escolhido mais uma vez para comandar uma das mais importantes comissões da OAB SP”.
Canton Filho aproveitou a ocasião para também render homenagens ao presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, afirmando que “quem conhecer o mínimo da história da nossa entidade de classe, seguramente no futuro se lembrará da Ordem como OAB SP antes e a OAB SP depois de D´Urso”, ressaltando o caráter de mudança positiva ao longo dos dois mandatos do atual presidente.

http://legisbrasil.com.br/homenagem-e-posse-da-comissao-de-pericias-forenses/

terça-feira, 2 de novembro de 2010

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

AVANÇO TECNOLÓGICO

31/10/2010 - 12:41
Programa de desenvolvimento da Politec está quase concluído
Da assessoria

Solenidade de Formatura dos Alunos da Politec, no Curso de Formação dos peritos Oficial Criminal e do Curso de Técnicos em Necrópsia

Adequar a estrutura organizacional da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), transformando em Diretoria e ampliando novos setores especializados. Dotar de pessoal e equipamentos de tecnologia avançada necessários para setorização das perícias e criação de unidades periciais nas cidades de Tangará da Serra, Pontes e Larcerda, Alta Floresta, Água Boa e Primavera do Leste. Essas são as ações propostas na meta de nº 14 do Plano de Ações de Segurança (PAS), lançado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) no ‘Programa de Desenvolvimento da Politec’.

A meta traçada no PAS 14 está quase concluída. Noventa novos servidores passarão a compor, a partir do ano que vem, o quadro da Perícia Oficial e Identificação Técnica, um reforço para perícia criminal no Estado de Mato Grosso. Ao todo são 68 Peritos Criminais e 22 Técnicos de Necropsia aprovados no último concurso realizado pelo Governo do Estado para Segurança Pública que formaram neste mês.

Novos equipamentos para a perícia criminal também deverão ser entregues ainda este ano a Politec, melhorando a qualidade no trabalho dos peritos, oferecendo maior agilidade nas perícias.

A entrega simbólica aconteceu no mês de setembro em Brasília. Os equipamentos de tecnologia avançada foram doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e atende uma das ações do PAS 14 de modernização da Politec.

Um microcomparador balístico e um dispositivo de luz foresense multiespectral - utilizado principalmente em casos de homicídios - serão destinado à Diretoria Metropolitana de Criminalística. Também foram doados uma Câmara Frigorífica com capacidade para quatro corpos, um aparelho scanner radiográfico e um Cromatógrafo gasoso com espectrômetro de massa utilizado para separar e identificar substâncias. Esses serão destinados à Diretoria Metropolitana de Medicina Legal.

Nove maletas para local de crime, utilizadas para coletar evidências criminais, serão designadas à Gerencia de Perícia Externas. Para o interior do Estado serão doados 12 maletas para local de crime, uma Câmera frigorífica com capacidade para quatro corpos e outra com capacidade para dois corpos.

Edson Rodrigues/Secom-MT

Governo inaugura Laboratório de DNA Forense na Politec
Desde o dia 28 de abril deste ano, a Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso passou de Superintendência à Diretoria. A nova estrutura da Politec está prevista na Lei Complementar nº 391 de 27 de abril de 2010, sancionada pelo Governo do Estado e publicada no Diário Oficial.

A Lei dispõe sobre a institucionalização, organização, competência e estrutura da Politec, e atende uma das ações da meta 14 do Plano de Ações da Segurança (PAS).

Para a diretora da Politec, Patrícia Fachone, a modernização da instituição é de extrema importância e principalmente a nova estrutura organizacional, que gerou maior autonomia para a instituição. “Um dos grandes ganhos foi a criação de uma corregedoria própria que possui um papel importante em qualquer instituição”, observou a diretora.

Outros ganhos que seguem com esta autonomia “é a maior rapidez na resposta de processo, inclusive de condutas equivocadas que possam ocorrer”, disse Patrícia. “Temos também uma maior imparcialidade em que os orgãos de perícia assumem e adotam quando não se tem vínculos com nenhuma das partes do processo”, explicou.


Quanto a criação de unidades periciais nas cidades de Tangará da Serra, Pontes e Larcerda, Alta Floresta, Água Boa e Primavera do Leste a diretora explica que “o processo está em curso para ser concluído, aguardando a nomeação dos peritos aprovados no último concurso do Estado para as unidades entrar em funcionamento”, disse Patrícia.

A Politec é responsável por realizar os serviços de perícias de criminalística, de Medicina Legal e odontologia Legal no Estado, fundamentados no conhecimento técnico-cientifíco, além da identificação civil e criminal, visando atender a sociedade e a Justiça.
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=25&id=139320